Por DIEGO MÜLLER

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tirana...

...De Portugal para o Brasil II!

(CTG Pampa do Rio Grande - Caxias do Sul/RS)


Folclore é alma. 
Folclore é coração. 

(CTG Pampa do Rio Grande - Caxias do Sul/RS)

Chegará o momento, temos confiança absoluta, em que o nosso povo, inclusive aqueles que pertencem a entidades tradicionalistas, abandonará a impressão, hoje generalizada, de que somente aquele em traje típico gaúcho tem o direito de tocar, cantar ou dançar motivos folclóricos. 

Estaremos, então, diante de uma verdadeira consciência no culto dos motivos folclóricos e tradicionalistas. Viveremos as festas da querência e os participantes não se sentirão obrigados a se exibir em trajes característicos (muitas vezes fardados) , nem terão a preocupação maior de se apresentar em espetáculo ou shows, vestidos exclusivamente de forma gauchesca, ou passar pela vergonha de, conhecendo temas da terra, ser apontados como grossos, seja por cantar ou dançar as coisas do Rio Grande. 

É bom ressaltar : tradição e folclore não são só música e dança. Entretanto, a qualidade do conhecimento poético – musi-coreográfico de um povo civilizado é um elemento precioso para se aquilatar o nível cultural da gente desta terra.

   Paixão Côrtes

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

(Carlos Muntefusco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário