Por DIEGO MÜLLER

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Como un tambor...

...Candombero!


Como un tambor candombero - Candombe
(L: Diego Müller / Martim César/M: Robledo Martins/I: Shana Müller)

El alba me trae recuerdos
...De tiempos hoy ya muy viejos...
Nochecitas de febrero
Que se quedaron tan lejos...

Veladas carnavaleras
Sobre las calles del pueblo,
Mientras la luna, aún llena,
Se iba apagando en mi cielo...

Lunita llena de hechizo,
Que alumbró mis madrugadas
Cuando yo era cautivo
De otra alma apasionada...

Como un tambor candombero,
Redoblando en mi corazón
¡Seguís con el mismo lucero
Pero mi luz... se apagó!!!

Hoy me figura, mi luna
Que distinto me estás mirando
Parece que me preguntas
Qué cosas ando buscando...

Quizás la luz de aquel cielo
¡Mis sueños de juventud!
Que perdí en un febrero
En alguna calle del Sur...


Candombe é um ritmo musical afro-uruguaio.

O candombe teria surgido no Uruguai, ainda no século XVIII, a partir da mistura dos ritmos africanos trazidos ao Rio da Prata pelos escravos com sonoridades da música ibérica. A partir de 1750, com o início do tráfico de escravos para o Uruguai, então colônia espanhola, Montevidéu passou a receber levas contínuas de africanos de diversas regiões, sobretudo da África Oriental e Equatorial. Tal afluxo de escravos fez com que, no início do século XIX, a população negra de Montevidéu excedesse os 50% (cinqüenta por cento).

O termo candombe, a princípio, referia-se genericamente às danças praticadas pelos negros no Uruguai. Com o tempo, passou a designar o ritmomusical, calcado sobretudo nos tambores - chamados de tangó ou tambó, nome também usado para designar o lugar onde realizavam suascandomberas e a própria dança. Essas manifestações culturais à céu aberto chegaram a ser reprimidas pelas autoridades no século XIX, e por muito tempo foram realizadas apenas em ambientes fechados, em clubes secretos organizados pelos africanos e afrodescendentes.

Em geral, o candombe é executado por três tipos distintos de tambores - tambor piano, tambor chico e tambor repique -, que são denominados, em conjunto, como comparsa. No Carnaval uruguaio, formam-se agrupamentos musicais chamados de cuerdas, que saem às ruas acompanhados por multidões de dançarinos e populares. O cortejo é conduzido pelo Escobero, em geral um jovem que tem a função de arauto; o mestre dos tambores é conhecido como gramillero, sempre acompanhado de sua mama vieja - uma mulher vestida de trajes coloridos e com um leque à mão.

Na capital uruguaia Montevidéu, os bairros de Cuareim e Ansina são conhecidos como berços do candombe.



- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

(Carlos Muntefusco)

"Quis escrever músicas que fizessem as pessoas sentirem-se bem. Música que ajuda e cura, porque eu acredito que a música é a voz de Deus." 
(Brian Wilson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário