Por DIEGO MÜLLER

segunda-feira, 18 de julho de 2011

JOSÉ JOÃO SAMPAIO DA SILVA...

...o João Sampaio!


João Sampaio, nome artístico, nasceu em Itaqui, em 14 de agosto de 1957! 

Poeta, compositor, historiador, tradutor, escritor, filólogo e estudioso da cultura e dos dialetos nativos da América Latina, tem 10 livros editados e vários inéditos na área do folclore, do anedotário, da cultura afro e ameríndia. 
Com 04 (quatro) CDs gravados, lançou em 2001, pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) o livro de poemas Vinte e Seis Poemas Guaranis e Cinco Canções do Rio, onde resgata poética e etimologicamente as lendas etiológicas da fauna e da flora bem como as crendices, superstições, mitos e toda a urdidura complexa do povo guarani, cuja cultura pesquisou no Brasil, na Argentina e no Paraguai. 

Na área musical, João Sampaio, tem parcerias com os maiores nomes da musicalidade contemporânea do sul do Brasil e além de ter textos publicados no Uruguai, Argentina e Paraguai, poemas traduzidos no Japão e letras gravadas na Suíça, de sua pena saíram sucessos antológicos e clássicos como Entrando no Bororé, O Sul é meu País, Bagual Corcoveador, Criado em Galpão e inúmeras outras de um acervo de quase mil músicas gravadas. 
Juntamente com Aureliano de Figueiredo Pinto e Jayme Caetano Braun foi o letrista mais gravado por Noel Guarany, prefaciou inúmeros livros e guias turísticos e telefônicos no Brasil e na Argentina; escreveu os textos de apresentação dos CDs de Luiz Marenco (inclusive o primeiro), César Oliveira, Jorge Guedes, Xirú Missioneiro, Xiruzinho, Jorge Leal e Aroldo Torres, Luiz Carlos Borges e de vários eventos do circuito dos festivais.


Defensor pioneiro e precursor da integração cultural da América Latina, João Sampaio além de escrever em guarani e espanhol traduziu e adaptou obras dos uruguaios Serafín J. Garcia, Osíris Rodrigues Castillos, Juan Zorrilla de San Martin, Aníbal Sampayo e El Viejo Pancho; dos argentinos Atahualpa Yupanqui, Ramón Ayala, Ernesto Che Guevara, Antônio Tarragô Rós e Teresa Parodi e dos paraguaios A. Pelala, Ascêncio Gabriel e Ramón Rodriguez.


Pertence a Academia Itaquiense de Letras, a Sociedade Brasileira de Autores Compositores e Escritores de Música, a Casa do Poeta Rio-Grandense, a Associacíon de Los Escritores Sín Fronteras e a Associação Nacional dos Compositores e Intérpretes de Músicas (ANACIM).

(Entrando no Bororé - De João Sampaio e Elton Saldanha, com Jorge Guedes)

Disponível na maior biblioteca virtual do mundo, The Free Encyclopedia, uma biografia sua em inglês bem como algumas músicas de sua autoria. João Sampaio ex-Diretor de Cultura do Município de Itaqui, Adminstrador do Theatro Prezewodowski (o segundo mais antigo do Brasil), ano passado lançou o CD duplo João Sampaio: Iluminado e Eclético – 26 Anos de Arte, que teve a participação especial de Jorge Guedes, Luiz Marenco, Elton Saldanha, João de Almeida Neto, Lisandro Amaral, Antônio Gringo, Noel Guarany, Pedro Jr., José Cláudio Machado, Os Catarinas, Jorge Freitas e da jovem cantora Argentina Gicela Méndez, atualmente residindo na França.

(Charla no ônibus -de João Sampaio)

Atualmente está com dois CD’s duplos lançados respectivamente pelos selos USA/DISCOS e MEGA TCHÊ onde comparecem alguns dos astros de maior brilho da constelação do canto terrunho. O primeiro CD duplo é QUERÊNCIA II AMIGOS DO JOÃO SAMPAIO que tem um texto inédito de apresentação do payador Jayme Caetano Braun e como convidados especiais: César Oliveira, Luiz Marenco, Antonio Tarrago Ros, Jorge Guedes, Alemão do M’Bororé, Ricardo Portto, Jorge Freitas, Marco Lima, Valdomiro Maicá, Juliano Moreno, Xirú Missioneiro, Elton Saldanha, Guilherme Piantá, Érlon Péricles, André Teixeira, Cristiano Quevedo, Marco Aurélio Vasconcellos, Carla Zambiasi, Grazi Andriotti, Adriano Posai, Índio Ribeiro, Juliano Javoski, Clenio Bibiano da Rosa, Pedro Júnior da Fontoura e Gentil Félix da Silva Neto.


O segundo CD duplo recentemente lançado é uma seleção de 35 MEGA SUCESSOS DE JOÃO SAMPAIO onde além dos nomes citados no CD anterior também se fazem presentes Shana Müller, Mano Lima, João de Almeida Neto, Jarí Terres, Roberta Ensslin e outros. 
Em fase de formatação final um CD em parceria com o mago do acordeón Oscar dos Reis que colocou melodia em várias letras de João Sampaio que serão cantadas por convidados especiais.

(Em Itaqui, com Gentil Felix, Clemar Dias, Zeca Bigode, e Diego Müller)

(Marca da Estãncia Querência, de João Sampaio - Itaqui/RS)

- * - * - *  - * - * - * - * -

(Namoro de gato - De João Sampaio, Diego Müller e Érlon Péricles, com Érlon Péricles)

(Primeiro CD)

(35 Mega sucessos)

- * - * - * - * - * - * - * -

Recuerdos Posteiro

(L: José João Sampaio da Silva / M: Noel Guarany)

Recém volvi lá da estância
Depois de banhar o gado
E esta tarde foi um forno 
Com o sol do alto planchado 
As bolheadeiras... E as talhas 
Repinicando o alambrado

É esse o rastro do casco
Deste taura missioneiro 
Cruzo inverno a cavalo 
Por este pago campeiro 
Em marchas e recolutas 
Desta lida de posteiro

Apesar desses rigores
Conservo a alma serena 
Se o meu poncho vara água 
E as garras chegam dar pena 
No meu rancho nunca falta 
Cara alegre e yerva buena!! 

Assoviando campereio
Naquele flete de estouro 
Recorro bem o banhado 
Por que é feio tirar um couro 
E o patrão me disse ontem 
Que inté um guacho vale ouro!

Às vezes me falta plata
Inté pra ver as morena 
Faço de conta e não vejo 
Sigo meu tranco torena 
Guincho galpão... Tranço laço 
Galopeio algum ventena!!

Enganchar um boi no laço
Num aparte em tempo feio 
Pra livrar um companheiro 
De algum gavião sem costeio 
É um mandamento pampeano 
Que aprendi no pastoreio...

O patrão me deu um pingo
Um dos tanto que ele tem 
Um primor de bom de rédea 
De patas solto também 
Mas que amanhece aluado 
E não carrega ninguém

Já sovei-lhe o couro a mango
Risquei ele com as choronas 
Não encilho mais o tufo 
Nem com festas e cordeonas 
Me rebentou um serigote 
E extraviou duas caronas!

Me falta força e tutano
Pra seguir nessa labuta 
Tenho o corpo mais pesado 
E a coragem menos bruta 
Pois só mágoas campereio 
Com penas de recoluta!

E me vou deixando o rastro
Na invernada e no potreiro 
Tudo que fiz nesta vida 
Com garoa e com pampeiro 
Hoje... são simples memórias 
Do meu recuerdo posteiro!!!




- * - * - * - * - * - * - * -


Eu sem você não tenho porque porque sem você não sei nem chorar. Sou chama sem luz, jardim sem luar, luar sem amor, amor sem se dar... E eu sem você sou só desamor, um barco sem mar, um campo sem flor... Tristeza que vai, tristeza que vem... Sem você meu amor eu não sou ninguém!!!
(Vinícius de Moraes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário