Por DIEGO MÜLLER

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Barranca...

...em quarteada, na quarta que vem!


Olá amigos!

Primeiramente peço a licença do meu amigo e parceiro GERALDO TRINDADE, do qual de seu maravilhoso blog (http://geraldotrindade.wordpress.com) tirei as informações sobre a Barranca e a "Quarteada da barranca" a se realizar em POA na noite de quarta-feira que vem. Portanto, mil gracias Geraldo. Em São Borja lhe dou umas "manducas"... hehe!


Bom...
A Barranca é um encontro pesqueiro e musical que ocorre sempre na Semana Santa, às margens do Rio Uruguai, na região de São Borja, e está completando 40 anos de ininterrupta realização! O Festival foi criado em 1972 pelo grupo amador de arte Os Angüeras, e é uma oficina músico-poética onde os participantes são somente do sexo masculino e admitidos por meio de convite pessoal e intransferível
Minha presença é assídua (sem possibilidades de não ir) desde 2005, quando meu padrinho Barranqueiro Pedro Ortaça me convidou para freqüentar o acampamento com eles. Foi uma grata satisfação para mim... apaixonado pela arte, pelos festivais, e principalmente pela música missioneira e dos Ortaça!
Na noite de sexta, entre muita cantoria, muito trago e muita charla com os amigos e companheiros, Os Angüeras dão um tema, qualquer, da qual os participastes devem (ou não) fazer uma música em cima dele, para ser apresentada no palco ao sábado a noite, como fins de festival. A experiência é maravilhosa e única!

A cada Barranca, a cada ano, os músicos e poetas Barranqueiros apresentam um espetáculo musical antes de rumarem para o pesqueiro, o que, originalmente, tinha por público a comunidade sãoborjense.


No passar dos anos foram sendo feitas apresentações em outras cidades, como aconteceu no ano passado, frente à belíssima igreja Matriz de Santo Ângelo, nas Missões.
Esse ano, os Barranqueiros, capitaneados pelo grupo Os Angüeras, vão realizar seu primeiro show em Porto Alegre, com um atrativo muito especial, além dos nomes e talentos que desfilarão pelo palco da Reitoria da UFRGS, no dia 13 de abril (quarta-feira), a partir das 20h:


Será sorteado um “tema”, um “mote”, um “assunto”, dado pela platéia no início do espetáculo, e, ao final, será apresentada uma música feita durante o show, pelos Barranqueiros presentes, sobre o tema proposto, nos moldes do Festival da Barranca.

(Nas gavetas da memória - Piriska Grecco e Cabo Déco - Campeã)

Nos moldes, eu disse, pois há uma enorme diferença entre receber um tema na noite de sexta para apresentar o resultado na tarde de sábado, e receber um tema para ser desenvolvidas letra e música em pouco mais de uma hora, como acontecerá no show do dia 13 de abril!

Será uma noite memorável, tenham todos muita certeza disso!


Entre outros artistas, estão confirmadíssimas as presenças de:
Os Angüeras, Luís Carlos Borges, Elton Saldanha, Érlon Péricles, Pirisca Grecco, Ângelo Franco, Cristiano Quevedo, Nico, Neto, Ernesto e Bagre Fagundes, Alejandro Brittes, Sérgio Rojas, Jorge Freitas, Chico Saratti, Daniel Torres, Renato Boeghetti, Telmo de Lima Freitas, Samuca, Geraldo Trindade, Jader Leal... e eu, claro! hehe!


Esperamos você na Reitoria da UFRGS, dia 13 de abril, quarta-feira, a partir das 20h! Ingressos podem ser adquiridos com os Barranqueiros, ou no local, por apenas R$ 20 pilas.

Grande abraço!...
E compareçam!!!


"Ausência é teia de aranha nas gavetas da memória!
(Cabo Déco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário