Por DIEGO MÜLLER

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O gaúcho...

...e suas verdades!

(Frederico Reilly - Uruguai)

PERMISO 
(José Larralde)

Permiso dije al dentrar y al permiso me lo han dao 
rispeto al que me ha invitao y agradezco su amistad 
y aura que voy a cantar ya que el turno me ha tocao 
quiero dejar aclarao paque no haya resquemores 
mis versos son mis dolores en seis cuerdas enredaos. 

Nunca canto por cantar porque mi verso es sagrao 
soy bruto como un arao cuando digo una verdad 
naides se crea capaz de hacer callar mi garganta 
soy un sureño que canta y aunque no soy el mejor 
en la mano tengo flor el truco ni me hace falta 

Atajen atajadores soy rebenque deslonjao 
sólo el cabo me ha quedao sin tiento ni pasadores 
no me meto entre las flores porque soy yuyo espinudo 
no me arrimo al cogotudo, de sus favores me aparto 
de promesas ya estoy harto, si es por él vivo desnudo 

Sé que me van a decir que esto ya lo dijo alguno 
y que soy medio ovejuno y me acoplo en el sentir 
pero les debo advertir que son muchos los que sienten 
y se callan de prudentes o por temor a la biaba 
y comen en las yerbeadas churrascos de agua caliente. 

Soy un pájaro que canta soy hijo del sentimiento 
juro que palo que siento me está faltando garganta 
soy tigre que no se espanta ante la vida o la muerte 
soy guasca sobada a diente soy de la lanza a la punta 
soy potro que no se junta con los domao a palenque. 

Dicen que soy mal hablao porque miro y no me cayo 
busco respuesta y no la hallo, diganmen si estoy errao 
soy un perro abandonao tan sólo por ser altivo 
ser decente es mi castigo y de gritarlo me empacho 
he pecao por ser macho pero nunca por ladino. 

Y no le pido perdones porque es falsear en cumplido 
son verdades las que digo, aguanten si son varones 
me quedan muchos botones prendidos del tirador 
no son de plata ni son de esos que el oro los baña 
tampoco tienen lagañas son enjuagaos pa sudor. 

He tranqueao muchos caminos buscando el menos poceao 
pero al fin he comprobao que el mío tiene un destino 
soy demasiao argentino pa que me vengan con cuentos 
mi pampa la llevo adentro he de llevarla hasta que muera 
seré horcón de una cumbrera de patria y hombres contentos.



Cartão Tradicionalista
(Por Gabriel de Ávila Duarte Webber, "Chamigo" - Jaguarão/RS)


Esta visão que o MTG tem sobre nós, os gaúchos da metade sul do estado é completamente equivocada, nos tem como chibeiros da cultura, nos vêem como pessoas que levam e trazem a cultura daqui e de lá, mas como podemos evitar isso se somos parte de um ente maior que é o Pampa, não temos nas divisas, nos marcos e nas marcações de território o fim das nossas vidas, temos nossa vida nos dois lados das fronteiras, em alguns casos, nos três lados, e o MTG esquece de ver isso, por culpa de alguns poucos que não aceitam a influência espanhola em nosso sangue.

Esse tal cartão tradicionalista válido em todo o território nacional, serve para que todos os associados de entidades tradicionalistas possam participar das atividades promovidas pela CBTG, acredito ser válida essa idéia, pois assim pessoas que saíram de suas casas para outros estados, possam participar de tais atividades, porém aqueles que não o possuem não podem participar, deixando de lado aqueles verdadeiros campeiros, ou artistas de galpão que querem competir nos rodeios e concursos pelo nosso país, muitos gostam de concursos de poesia, de violão, de canto e não podem participar por não terem esse tal cartão, e muitos não o tem, não por não quererem, e sim por não poderem pagar as absurdas mensalidades cobradas por alguns CTG's.

O MTG se esquece que o objetivo é unir, e não desunir. A integração tão difundida pelos órgãos da CBTG só se dá dentro deste meio, não existe tradicionalismo fora dela, nem homens gaúchos, nem homens campeiros, nem artistas. Ora, parece uma piada, que para ser um verdadeiro gaúcho tenhamos que ter carteirinha. Pra que? Só para dizer que sou um tradicionalista de carteirinha. Gaúcho fictício tem aos montes por aí, não vou negar que por anos, batalhei pelo MTG, lutei por ideais tantas vezes fantasiosos, mas o canto da sereia era mais forte, foi necessário muito pensar e refletir para deixar de acreditar neste canto. As palavras são bonitas, mas as ações são absurdas, e depois que realmente analisamos os atos e suas conseqüências é que vemos como podem ser devastadoras as atitudes da CBTG.

Podemos até mesmo dizer que os atos proibitivos da CBTG são inconstitucionais, que ferem os princípios fundamentais da Constituição Federal, já que coíbem a manifestação de alguns de seus associados por terem pensamentos e opiniões diferentes das pregadas pelas diretorias dos CTG's, já que é garantido por lei a expressão intelectual e artística independente de licença ou censura, está aí para todos verem, procurem no artigo 5º, inciso IX da nossa Constituição, a convicção filosófica também é protegida pelo mesmo artigo,no inciso VIII. Está lá para todos verem.

Não posso acreditar que a Carta de Princípios do MTG esteja sendo tão esquecida, sei que é um texto antigo, que merece uma reformulação, porém sue essência deve ser mantida, existem coisas boas ali ainda e que devem ser seguidas por todos estes que se julgam tradicionalistas. Temos um exemplo que texto que pouco se modificou e que ao longo dos anos seguiu servindo de coluna para uma prova eqüestre, que na minha opinião é a mais dura prova a qual um cavalo pode ser submetido, a Marcha de Resistência, cito aqui o Rodrigo Jacques que é um expert no assunto, esta prova existe a mais de 60 anos e pouco foi modificado em seu texto inicial, e até hoje este texto permanece moderno, não é como vários outros regulamentos de provas campeiras e artísticas que a cada ano que passa são modificados a bel prazer de alguns que se acham donos da verdade.

Bueno, vou ficando por aqui, sem antes deixar de mandar um abraço a todos os que lutam pela manutenção deste tipo tão pouco respeitado em nosso país que é o Gaúcho.

Um grande abraço a todos.

_________________________________________________________________________________

Ch’amiguito:


(* Voce consegue ver essas fotos, antigas e de campo, combinando com MTG e danças de ENART 
e festivais diversos? Se não, será que algo não está errado? 
Evolução? Ou interesses? ...pense!)

Muy linda su explicación 
y su forma de expresarse
pero no empiece a cansarse
antes de entrar en cuestión…
(payada entre Mataco Soria y José Larralde).

Isso é pra embuçalar a gauchada, m’hijo, uma vez que só quem é filiado pode adquiri-lo...!!! Vida de gado... povo marcado, etiquetado, anilhado, marcado na paleta... “encarterado” e feliz!!! O MTG nunca gostou dos orelhanos de marca e sinal, como Juan Moreyra, Martín Fierro, o Sargento Cruz e sua prole, taxados por eles de gauchos malos, na acepção de Sarmiento,em Facundo, eles querem Velhos Viscacha, para manipularem e tangerem a seu bel prazer! 

Por ser bueno y confiado muere el cordero 
ni un gemido lo acompaña en su agonía, 
si el carnero no fuera tan cobarde 
la majada sin reproches pastaría

QUE DENTRE 

No que tange a textos feitos por quem sabe a fundo, como o nosso querido Cel. Cav. Bayard Bretanha Jacques, colega e amigaço do meu falecido compadre, Cel. Cav. Francisco de Paula Barcellos da Silva, teu padrinho Chicão, são imperecederos!!! Não carecem de evolução, senão de ajustes, para acompanhar os avanços em Medicina Veterinária talvez, pois o Equus ferus caballus é o mesmo! Não sou a melhor pessoa para falar sobre isso, nem de lejos!!! Mas muitos desses regulamentos da CBTG foram feitos por muito “gaucho denorex” (parece gaúcho, se fantasia de gaúcho, fala como gaúcho... mas não é), basta ver os bolaços neles contidos, as inverdades e meias-verdades... a visão míope de gauchismo do MTG perpassa tudo!!!

Mas sei que a Carta de Princípios foi absolutizada (com todas as suas defasagens, idealismo ultrapassado e seu visionarismo ingênuo), tornada bíblia do Tradicionalismo, cercada de todas as proibições, que servem para defender a “pureza” da religião fanática do Tradicionalismo (como o dogma da infalibilidade “papal” do MTG-RS) contra o perigo de poluições: o pangauchismo, o nativismo, bombacha estreita Pampero, rastra, lenço curto e estampado, boina Tolossa etc... 


É preciso reconhecer o discurso da doutrina positivista ainda vigente, nos alicerces do arcabouço ideológico do Tradicionalismo Gaúcho!

Por las orejas del burro se andan riendo 
y que el burro me perdone por la ofensa, 
cuántos ranchos calientes se verían 
si del burro se copiaran los que piensan.

Chiberos, quileros ou pacotilleros, o contrabando sempre foi uma atividade mui gaúcha, formadora não apenas da economia pastoril dos pampas como também definidora do nosso ethos... estranho os “estoriadores & foucloristas” do MTG não conhecerem a história do País del Tape...!!! 

y si a veces digo cosas que abren llagas 
que me escupan si no estoy haciendo patria.

Beijos, filho e gurias... abraço cinchado aos ermãos de alma...

El Chango Duarte.

-* - * - * - * - * - * -


" Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira! "
( Tolstoi )

Nenhum comentário:

Postar um comentário