Por DIEGO MÜLLER

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pala-de-crivo...


Pala-de-crivo 
(Diego Müller/Getúlio Silva) 


Certa vez fui na cidade, bem pilchado – pacholento – 
Levando meu pala velho de encontro com o próprio vento... 
Era eu e uma pintura – andejando – por ai... 
Com aquele pala no ombro... igual o do Noel Guarany! 

Um ocre, meio apagado, com o crivo correndo as franjas: 
Um macramê – nudo a nudo – onde a beleza se esbanja... 
– Desses de cobrir o pago, por ser lindo de se ver, 
Com listras costeando o pano, com as cores num degrade! 

Surrou muito mal-costiado – desses “ventarrão” bagual... 
Té socou feijão e milho, no velho estilo rural... 
E por fula, “vendô” meu rosto, em alguma “tóra” bravia, 
Gineteando de cara-atada na cancha da Vacaria! 

Eram cem anos de história bajo deste pala antigo... 
– Que há mais de uns quarenta e pico estava junto comigo!... 
Carrega minha própria vida, com brilhos de d´alva e lua, 
Cobrindo queixume de amores no calor dessas chirúas! 

De muita empreitada feia me safei com ele no braço, 
Tirando golpes de adagas – livrando-me de pontaço!... 
Foi bandeira desfraldada na minha estampa teatina... 
Serviu de forro em carpeta... e de agasalho pra china! 

Por isso eu rogo à Deus – acaso alguém encontrá-lo – 
Devolva meu pala-de-crivo: um dos mais lindos regalos!... 
...Que ganhei d’uma prendada, outro igual não se arranja!... 
– Conheço “inté” pelo aroma que exalam de suas franjas!!!



- * - * - * - * - * - * - * - * - * -


Jean León Palliere - Tres gauchos, 1865

"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário