Por DIEGO MÜLLER

domingo, 31 de março de 2013

Semana santa...


...e o 42º Festival da Barranca



Começa nesta quinta-feira, 28 de Março, mais uma edição do tradicional Festival da Barranca. Organizado pelo Grupo Amador de Arte Os Angüeras, o evento acontece todo o ano, no período pascal. Apenas homens participam. Rodeados de violões, bombos leguero e muito churrasco, os músicos recebem o tema anual no Festival na quinta-feira à noite, tem toda a seta-feira para compor e musicar suas músicas. A apresentação é no sábado, para a avaliação dos jurados.



A estrutura para o evento, que acontece nas margens do Rio Uruguai, já está montada. Serão aproximadamente trezentos músicos reunidos, com destaque para as presenças de Yamandú Costa, Érlon Péricles e Luis Carlos Borges, que está completando cinquenta anos de carreira.


Em 2012, com os versos “…A estação ali na frente, Galponeira, sim senhor, Fogo grande hospitaleiro, Com mate e computador…”, a canção “Na Estação ali na Frente”, de Pirisca Grecco, Miguel Tejera e Tadeu Martins, levou o primeiro lugar do Festival da Barranca.

O Festival na História


O festival da Barranca foi criado pelo grupo Os Angüeras – Grupo Amador de Arte, de São Borja. Conforme o histórico disponibilizado em seu site, o grupo foi fundado em 10 de março de 1962, com atuação permanente nos campos da música, do teatro, da literatura regional e da pesquisa de folclore, o Os Angüeras – Grupo Amador de Arte, surgiu a partir do Departamento Cultural do chamado “Clube dos Dez” – grupo de amigos que se reuniam, periodicamente. Os fundadores foram Apparício e Suzy Rillo, Carlos e Maria Moreno, José e Magda Bicca, Sady Santiago e sua noiva Ana Rosa, Darwey e Mariazinha Orengo, Telmo de Lima Freitas e Vicente Goulart.


“O nome foi escolhido a partir da sugestão do poeta e historiador Apparício Silva Rillo. De origem Guarani, “Angüera” significa “espírito que volta” ou “alma que se devolve ao corpo”, um pouco estranho a primeira vista, mas, logo, compreensível, pois o “Angüera” antes triste e caladão, virou cantador e tocador de viola, depois que os padres das Missões o batizaram e lhe deram o nome de Generoso e, assim, na mitologia missioneira “Angüera” pode ser considerado o patrono da música e da alegria gaúcha.”

(Carlos Cachoeira, Diego Müller, Olívio Dutra e Paulinho Cardoso)

Por Fábio Giacomelli

Fotos e informações:

- X - X - X - X - X - X -


Correria boa de abril e maio...
E vamos trabalhando!!!

XI Canto Missioneiro - Santo Ângelo/RS
15, 16 e 17 de março de 2013:
* LUNA MISIONERA - Chacarera
L: Diego Müller e João Sampaio/M: Ernesto Fagundes
* UN CHAMAMÉ Y NADA MÁS - Chamamé
L: Diego Müller/M: Marcelinho Nunes

XXI Sapecada da canção nativa - Lages/SC
24 e 25 de maio de 2013:
* FOLE FLORIADO - Chamamé
L: Diego Müller e Rodrigo Bauer/M: Edilberto Bérgamo
* FLOREANDO - Chote
L: Filipe Calvete Corso/M: Diego Müller

Suerte pa´ todos y pa´ nosotros!

Abração!

- X - X - X - X - X - X -


"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás para atravessar o rio da vida – ninguém, exceto tu, só tu!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário