Por DIEGO MÜLLER

segunda-feira, 26 de março de 2012

Valores...


...Nossos valores!!!

(Capurro)

Estivemos presente no rodeio de POA, juntamente com os bailes que houveram no mesmo, esse final de semana, revendo amigos, dos quais a noite da Cidade Baixa ultimamente tem evitado de possibilitar num convívio mais rotineiro, penando a profissão dos nossos amigos e companheiros músicos, além da cultura e da diversidade turística da qual tinhamos na mesma! 
Bom... o fato é outro, voltando ao assunto!..

Fico, e ficamos, apavorados de como o povo, erroneamente e despreparado culturalmente, tem em uma necessidade imensa de "interpretar" (não acho outra palavra mais adequada) o gaúcho como "caricato", como "bagualão", "pachola", deturpado e gritão! Muito gritão! Desculpem se alguma palavra originalmente não tem esse objetivo e aqui foi posto de forma exagerada e enfatizada, por mim! 
Mas é algo de nos fazer pensar e de nos apavorar!
Parece que com a bombacha vem um botão que faz ligar (ou desligar) GRITOS e "SAPUCAIS" aloprados e enlouquecidos, desprovidos totalmente de cultura e folclore de nosso lugar!

Recentemente estivemos, com amigos, numa das tantas visitas ao mestre Paixão Côrtes, do qual se mostrou profundamente preocupado e magoado com os mesmos atos, inseridos grotescamente não somente ao povo, mas inclusive na dança, na música e no nosso vestir! Faltam respeitos e CULTURA mesmo! Desculturados, foi o fato citado! Há de se pensar! A idéia de tudo é levar o GALPÃO para o mundo, e trazer o MUNDO para o galpão... sem nunca desvirtuar nossos paradigmas e personalidades!

Não sei se a distância, proporcionada pela cidade grande, longe das coisas mais simples e da vida mais arrastada do nossos ambientes de campanha e rurais, tem deixado as pessoas mais desabituadas com os verdadeiros valores que o RS prega e nos proporciona.. ou se o vestir de uma roupa, apenas para usos de finais de semana, e a bailes "nem tão gaúchos assim", provoca essa necessidade de tornar os mesmos gritões e pacholas (apenas, e ao exagero)... ou se ainda são necessidades normais das pessoas essas atitudes, de repente trabalhando com seus chefes ou clientes, agindo dessa mesma forma! ...não sei! E tento decifrá-las!
Mas sinto essa impressão, e de tão prejudicial que foi essa sensação, não tive mais do que apenas retribuir esse momento aos amigos, para refletir!
Não é a roupa que nos faz ou não ser gaúchos. Não é o lugar inserido ou onde se nasceu que diz se somos ou não gaúchos. Ser de cidade não é pecado. Ser "retrogrado" sim!!! ...mudar de personalidade de acordo com o que veste ou onde andas!!!
Nosso homem nasceu de VALORES... Nossa terra é de VALORES... Nosso "fio-de-bigode" provem de VALORES... Nossa mulher tem VALORES... Nossa música possui VALORES... Nossa roupa retrata VALORES... Nosso meio é de VALORES, apenas valores, uns somados aos outros, independente de onde se está inserido, de onde voce veio e de que roupa ou tipo de música gostas ou não! VALORES é o que devemos pregar, não CARICATURISMO, nos vendo como um ESTERIÓTIPO de PERSONAGEM do qual nunca esteve inserido em nossos ambientes. Obvio que um ou outro pode até ser mais despachado devido a personalidade natural da pessoa, ou história pessoal... mas mudar seu modo de ser ao vestir uma bombacha é algo que nossos VALORES não pregam, muito menos perpetuam! De traz de cada pessoa, que se diz respeitadora de nossa cultura, deve haver respeito e moral, como pregam nossos antigos e nossas famílias, para em vez de "peleadores", "fanfarrões" e "pacholas", sermos educados e educadores, levando os mesmos adiante, sempre!

RESPEITO por nossos VALORES!... tento pedir!

Abraços a todos!
Diego Müller


O ABC dos Valores

...que o
AMOR una as pessoas.
BONDADE seja constante em nós.
CONFIANÇA em Deus e no homem seja infinita e sem reservas
DIGNIDADE volte a ser valorizada.
ENTUSIASMO esteja presente em nossos atos e ninguém nos tire.
FELICIDADE renasça em cada coração, em cada lar.
GARRA de viver, viva em nós, destruindo a ganância.
HUMILDADE e honestidade possam ser constantes em nossa vivência.
IGUALDADE permaneça em nós, destruindo toda forma de preconceito.
JUVENTUDE, creia mais na vida e em sua força.
LIBERDADE seja vivida com responsabilidade.
MORALIDADE e os bons costumes nos cerquem sempre.
NOBREZA da alma esteja espelhada no olhar verdadeiro e não cínico.
OTIMISMO faça-nos cada dia mais fortes.
PAZ seja uma promessa de vida vivida em todos os momentos por todos os povos do planeta.
QUIETUDE mostre a presença de Deus.
RAZÃO seja mais uma vez seguida por todos.
SONHO nos faça renascer e brilhar como seres humanos.
TERNURA volte a encontrar morada no coração dos homens.
UNIÃO seja a força da vida e não da morte.
VERDADE esteja em nossos lábios todos os dias.
Xis da questão: sejamos nós construtores de um mundo melhor e mais fraterno.
ZELE pelo teu “eu” e serás a cada dia um pouco melhor.

de Nadir Maria Malacarne
Cuiabá - MT

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - 

(Eleodoro Marenco com sua Noiva - Argentina)

"Algumas pessoas, de tão pouco valor que tem, só possuem dinheiro em sua vida...
Pois, infelizmente, umas possuem valores e outras apenas preço!"
(Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário