Por DIEGO MÜLLER

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Eventos importantes de 2012...


Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria/RS

Os organizadores do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria divulgaram esta semana a data para a 29ª edição da festa, que será realizada de 28 de Janeiro à 5 de fevereiro de 2012.

De acordo com o patrão do CTG Porteira do Rio Grande, Luiz Schons estão sendo elaborados projetos para melhorar a estrutura do parque para o próximo evento. “Nós temos anseios de obras definitivas. Nossa expectativa é tentar cobrir a concha acústica e melhorar as condições das bilheterias nas entradas do parque“, disse.
Representantes dos órgãos de segurança de Vacaria estiveram reunidos nesta segunda-feira, 23/01, a fim de acertar os últimos detalhes da Operação Rodeio. As atividades iniciam na sexta-feira. 27/01, às 16 horas. A partir deste horário o Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz passará a contar com um efetivo de 120 policiais militares, policiais civis com uma Delegacia Móvel, bombeiros, guardas municipais e policiais rodoviários. O trabalho será focado na segurança do trânsito, auxílio aos visitantes e garantia da ordem no Parque de Exposições. 
Uma das grandes atrações musicais do 29º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria é SOLEDAD PASTORUTTI. “La Sole” ou “Furacão” como é conhecida, é uma cantora argentina, que representa o folclore do seu país.

O show de Soledad será na terça-feira (31/01), às 22h30min, na Concha Acústica. Neste dia, o ingresso de acesso ao parque Nicanor Kramer da Luz será de R$ 10,00 (dez reais), com direito ao show.
De acordo com Luis Schons, patrão do CTG Porteira do Rio Grande, o show de Soledad mostrará a integração da América Latina no Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.

Ainda, segundo o patrão, o lançamento oficial do 29º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria deve acontecer no aniversário do CTG Porteira do Rio Grande, em 2011.


 Confira e compareça... promete!

www.rodeiodevacaria.net
www.rodeiodevacaria.com.br
www.ctgporteiradoriogrande.com.br

- * - * - * - * - * - * - * -


Um canto para Martim Fierro

Foram idas e vindas, desistências, prorrogações, negociações, especulações e uma grande equipe trabalhando ininterruptamente nos bastidores por quase três anos, antes que um novo anúncio e confirmação da realização da 12ª edição do Festival de Fronteira Um Canto Para Martin Fierro, pudesse ser feita à imprensa, para ecoar em todos os cantos do Sul do Brasil.

O festival, que consagrou nomes como Cesar Oliveira e Rogério Melo, viu nascer sucessos nas vozes de Luis Marenco, Joca Martins, Nelson Cardoso, Volmir Coelho, Adair de Freitas, Pirisca Grecco e tantos outros, deverá acontecer em local e datas inéditos em 2012.

Depois de permanecer durante muitos anos abrigado nas dependências do ginásio de esportes José Luis Sanz, do Esporte Clube Guanabara, o evento deixa o local e passa a ser realizado no interior de um dos mais importantes símbolos da Fronteira, o Parque Internacional. A informação foi confirmada pelo presidente da Comissão Organizadora do Um Canto Para Martin Fierro, Carlinhos Fernandes, que confirmou, também, a liberação da verba junto ao Ministério da Cultura. O festival agora está sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal que o organiza dentro da 1ª Mostra de Música e Dança do Mercosul, cuja verba liberada será de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

Para o presidente da 1ª Mostra de Música e Dança do Mercosul, Robson Cabral, a fase agora é de ultimar os detalhes e entregar não apenas para Sant’Ana do Livramento, mas para toda a região, um grande evento, que colocará a cidade no roteiro cultural obrigatório do Rio Grande do Sul.

Cabral disse, ainda, que apenas os trâmites burocráticos para a liberação da verba da emenda da Deputada Emília Fernandes separam a cidade da realização do evento, porém, a confirmação já é possível, uma vez que o aceno positivo com a aprovação do projeto já foi dado através do Ministério da Cultura. “Tivemos um problema de aprovação da emenda da Deputada com relação à Mostra de Música e Dança do Mercosul, que tem dentro a 12ª edição do Festival de Fronteira Um Canto Para Martin Fierro, e por conta disso não queríamos dissociar as duas atividades. A verba está nos seus encaminhamentos finais e até 31 de dezembro tem que ser publicado o convênio. Temos que esperar, agora, o trâmite burocrático na fase que estamos hoje de fechamento do convênio com o Ministério da Cultura. Só mudamos a data para março porque ficaria muito em cima do tempo para fazer as licitações e tomadas de preço. Apenas por isso estamos fazendo essa prorrogação. O evento terá, ainda, pequenas mudanças que não serão significativas”, disse Robson Cabral, ao confirmar a realização do evento para os dias 22, 23, 24 e 25 de março.


Festival

A 12ª edição do Festival de Fronteira Um Canto para Martin Fierro já tem as suas mais importantes datas definidas. Com o enceramento das inscrições ocorrido no último dia 16 de dezembro, quando a comissão triadora recebeu mais de 600 trabalhos, a próxima etapa agora se dará em torno dos lançamentos oficiais em Sant’Ana do Livramento e na capital do Estado, Porto Alegre.

O lançamento em Sant’Ana do Livramento está previsto para acontecer no dia 16 de janeiro, em solenidade para convidados, músicos, imprensa e autoridades, nas dependências do C.T.G. Presilha do Pago. O evento terá o show do cantor nativista Jari Terres.

A seguir, será a vez de Porto Alegre receber a caravana para o lançamento para o restante do Brasil e América do Sul. A triagem acontece nos dias 17 e 18 de janeiro, na Estância da Glória em Sant’Ana do Livramento, oportunidade em que os jurados Mauro Moraes, Cristiano Quevedo, Fernando Soares, João Sampaio e Elias Rezende irão selecionar as composições que serão apresentadas no palco do festival. O presidente da comissão organizadora da 12ª edição do Festival de Fronteira Um Canto para Martin Fierro destacou a participação do Prefeito Wainer Machado como fundamental para a realização do evento. Wainer Machado foi diretamente a Brasília para pleitear a aprovação do projeto e liberação das verbas para a realização da Mostra de Música e Dança, obtendo êxito na empreitada. “Conseguimos, ainda, a renovação do projeto e liberação da verba para a 13ª edição do Festival que já tem projeto aprovado e se chamará Caravana da Cultura. Essa aprovação se deu através da Lei Rouanet. Garantimos, assim, a realização não apenas de uma, mas de duas edições do evento de todos os santanenses. Ainda na 12ª edição, vamos instituir o troféu José Claudio Machado, uma justa homenagem a um dos mais importantes intérpretes do cancioneiro do Rio Grande do Sul e que faleceu recentemente. Em nome da comissão organizadora é preciso fazer um grande agradecimento ao prefeito de Sant’Ana do Livramento, Wainer Machado, e ao Secretário de Planejamento e presidente da 1ª Mostra de Música e Dança do Mercosul, Robson Cabral, pelo empenho em todo o projeto”, afirmou Carlinhos Fernandes.

O último dia do evento, 25 de março, será reservado aos grandes espetáculos de dança, que poderão ser assistidos por toda a comunidade na estrutura que será montada especialmente para dois eventos no interior do Parque Internacional.
www.martinfierro.art.br/


- * - * - * - * - * - * - * - * - * -
(Gustavo Desimon)

"Y al punto dése por muerto si el alcalde lo bolea, pues ahí nomas se le apea con una felpa de palos; y despues dicen que es malo el gaucho si los pelea!!!"
(José Hernandez - El gaucho Martim Fierro) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário