Por DIEGO MÜLLER

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vinho e frio...


...Casillero Del Diablo!!!


A linha Casillero Del Diablo é a mais conhecida da vinícola Concha y Toro e se tornou uma espécie de ícone de vinhos chilenos no mercado global, vendido em mais de 120 países. É também o vinho do Chile mais consumido no Brasil. 


E não é de hoje que muitos apreciadores desse vinho se mostram curiosos em relação à origem do nome. Recentemente, conversando com meu amigo e também integrante do Homens na Cozinha, Sidney, ele me falou algumas coisas sobre a história do Casillero. Achei muito interessante, e com a curiosidade aguçada fui investigar... 


Em 1883, Don Melchor de Concha y Toro, fundador da vinícola, trouxe para o Chile algumas cepas de Bordeaux, na França, e plantou-as no vale do Maipo, obtendo excelentes resultados. Uma parte dos melhores vinhos produzidos, Don Melchor guardou para consumo próprio (Esperto ele, não?). 

Vasculhando a história, descobrimos uma frase de Don Melchor que começa a desvendar esse mistério: "Como una forma de mantener inalterables sus condiciones de temperatura y humedad, estos vinos fueron guardados al fondo de esta magnífica bodega, en un casillero especialmente destinado para este fin." Ou seja, o casillero seria a parte mais nobre da adega, uma espécie de armário ou arquivo de barris. 


Nos primeiros anos, vários barris desapareceram misteriosamente do casillero. Para dar uma explicação ao sumiço, e principalmente para evitar que os camponeses da região continuassem roubando seu precioso vinho reservado, Don Melchor espalhou a lenda de que o diabo morava justamente naquela adega. E não é que essa lenda funcionou? Intimidados e apavorados com a idéia de ficarem de frente com o diabo, os camponeses pararam de roubar os barris de Don Melchor. Bom pra ele que teve seu problema resolvido, e bom pra nós que temos o prazer de saborear essa preciosidade até os dias atuais. 

Já que estamos falando do Casillero, vamos então destacar um de seus maiores sucessos em termos de qualidade, e mais, uma das melhores relações custo x benefício do mercado: o Cabernet Sauvignon Safra 2005. 


Elaborado a partir de dois vinhedos distintos, o vinho é resultado de uma combinação de 65% Cabernet Sauvignon e 35% Syrah, extraídas, respectivamente, dos Vales do Maipo (localidade de Pirque) e do Rapel (localidade de Peumo). 

Pirque, a terra de origem do Casillero, está posicionada a 650 metros acima do nível do mar, uma região de clima temperado e solo aluvial, pobre em nutrientes, e com baixa retenção de água, garantindo condições ótimas para o cultivo da Cabernet Sauvignon. Já Peumo é uma região que sofre a influência do rio Cachapoal, posicionada a 200 metros acima do nível do mar. Como o solo é argiloso e os vinhedos estão posicionados em ladeiras (sem retenção de água), essas condições possibilitam um excelente amadurecimento da Syrah, gerando frutos pequenos e de maior concentração. 

O ano de 2005 foi excepcional na vinicultura chilena, sendo considerada a melhor safra em décadas. Com isso, foi possível produzir um vinho de excelente potencial de guarda, ou seja, podendo ser consumido até 2015.  


O Casillero Del Diablo permaneceu por 14 meses em barricas de carvalho francês, antes de ser engarrafado. Deve ser consumido a uma temperatura de 17ºC e é um excelente acompanhamento para carnes vermelhas grelhadas e queijos.




- * - * - * - * - * - * - * - * - * -


"O vinho que se bebe com medida jamais foi causa de dano algum."
(Miguel de Cervantes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário