(Marcelo Camelo)
Eu quis te conhecer mas tenho que aceitar
Caberá ao nosso amor o eterno ou o não dá
Pode ser cruel a eternidade
Eu ando em frente por sentir vontade
Eu quis te convencer mas chega de insistir
Caberá ao nosso amor o que há de vir
Pode ser a eternidade má
Caminho em frente pra sentir saudade
Paper clips and crayons in my bed
Everybody thinks that I'm sad
I take my ride in melodies and bees and birds
Will hear my words
Will be both us and you and them together
I can forget about myself trying to be anybody else
I feel allright that we can go away
And please my day
I'll let you stay with me if you surrender
Clipes e giz de cera na minha cama
Todo mundo pensa que eu estou triste
Eu vou passear em melodias e os pássaros e as abelhas
Ouvirão minhas palavras
Vamos ficar nós dois e você e eles juntos
Eu posso esquecer de mim mesmo, tentando ser outra pessoa
Eu estou certo de que nós podemos ir em frente.
E satisfazer meu dia.
Eu deixo você ficar comigo se você se render.
Marcelo de Souza Camelo
(Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1978)
Compositor, cantor, guitarrista, violonista e poeta brasileiro.Foi vocalista e guitarrista da banda de rock alternativo Los Hermanos.
Atualmente, o cantor segue em carreira solo. 'Sou', seu primeiro disco após a banda entrar em hiato, foi lançado em 2008.
Filho de Ernesto Camelo e da pintora naif Ana Camelo, Marcelo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, tendo crescido em Jacarepaguá, zona oeste da cidade. Teve seus primeiros contatos com o rock quando se tornou fã da banda de hard-rock Bon Jovi. Seu contato com o rock alternativo se daria em sua época de faculdade, quando participava ativamente de um fanzine voltado para a cena musical do Rio de Janeiro, no qual entrevistaria, inclusive, Alexandre Kassin, à época, membro da banda Acabou La Tequila, uma das maiores influências musicais de Camelo. Foi cursando Jornalismo, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, que Marcelo Camelo iniciou os primeiros contatos com o palco, tendo formado as bandas Drive By, Barnabé e Minanina's Popcorn antes de iniciar as formações da banda que viria a se chamar Los Hermanos.
Em 1999, Marcelo Camelo lançou o primeiro álbum da banda Los Hermanos. Posteriormente lançou "Bloco do Eu Sozinho" e "Ventura", respectivamente, em 2001 e 2003. Esses dois álbuns figuram na lista elaborada pela revista Rolling Stone dos 100 maiores discos da música brasileira.
Até início de 2007, Marcelo manteve um blog no canal eletrônico G1 da Globo.com. No sitio, Camelo tentou apropriar-se de formas diferentes de postar crônicas e poemas, como textos datilografados ou até mesmo manuscritos.
Em 2008, depois de anunciado o hiato da banda, o compositor lançou seu primeiro disco intitulado 'Sou'. O álbum, que traz uma capa-poema do artista plástico Rodrigo Linares, foi lançado primeiramente na internet, por meio do site Sonora, do portal Terra. O disco traz 14 faixas compostas por Marcelo Camelo, sendo duas executadas exclusivamente pela pianista Clara Sverner, uma das convidadas especiais do disco. Além dela, a banda paulistana Hurtmold, a cantora Mallu Magalhães e o sanfoneiro Dominguinhos, marcam presença no álbum. A música 'Janta' que conta com a participação de Magalhães, foi incluída pela Revista Rolling Stone como a melhor faixa de 2008. Em 3 de Março de 2011 lançou uma nova música "Ôô" do novo disco "Toque dela".
Marcelo Camelo passou a ser conhecido também como um entrevistado difícil. São frequentes os tropeços de jornalistas na frente de Camelo. Devido ao que alguns jornalistas classificam como má-vontade, Camelo muitas vezes vagueia em certas respostas. Desse modo, vários vídeos de gafes jornalísticas são sucesso em sites de compartilhamento de vídeos. Entre os mais famosos, há o vídeo que mostra uma jornalista de uma afiliada da Rede Globo de Brasília chamando Marcelo Camelo de Marcelo Campelo, erro que é grifado, de modo sarcástico, pelo guitarrista Rodrigo Amarante. Outro vídeo bastante acessado é o que se refere a uma entrevista no festival Ceará Music Pop. A relação do músico e de sua banda Los Hermanos com a mídia em geral por muitas vezes gerou polêmica. Em uma entrevista à extinta Revista Bizz, Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante começaram a gravar o que o entrevistador perguntava, fato que teria gerado constrangimento no jornalista. Entre outros motivos, o músico já afirmou que começaram a adotar esse tipo de atitude para se proteger de possíveis distorções por parte da mídia.
A música "Janta" foi eleita a melhor música brasileira do ano de 2008 pela Revista Rolling Stone, com destaque para a participação de Mallu Magalhães. Já o site Scream&Yell, que anualmente reúne cerca de 100 jornalistas para uma votação, elegeu, dentre 158 músicas citadas, "Janta" como a sexta melhor música brasileira do ano.
O site Scream&Yell também elegeu a capa de 'Sou', feita por Rodrigo Linares, como a segunda capa de CD brasileiro mais bonita do ano de 2008, perdendo apenas para o disco Artista Igual Pedreiro, da banda Macaco Bong.
Marcelo Camelo venceu Melhor cantor do Prêmio Multishow de Música Brasileira 2011 pelo voto do júri.
- * - * - * - * - * - * - * - * - * -
"Milhares de pessoas nascem e morrem, um objeto que quebra, a garrafa de café quase vazia, uma amizade de anos que já não era a mesma... Tudo, do simples ao inabalável, tudo chega ao fim. E há milhares de finais acontecendo todo dia!"
Tati Bernardi
Tati Bernardi
Nenhum comentário:
Postar um comentário