sexta-feira, 23 de março de 2012

Comprometimento...



...RESPEITO e RESPONSABILIDADE!

O conhecimento não é estanque e nunca foi... 
...por nada que nosso meio é chamado de MOVIMENTO! 
As pessoas devem se dar conta deste fato. Nossa cultura não é apenas e muito menos somente ser vivido de passado. Todos os modos de aprendizado se somam, chegando em um denominador comum, do qual agrega e muito ao nosso conhecimento. Falando em folclore, a análise não é somente passada ou única, e muito menos estanque (o que seria um pecado enorme e errôneo - consultem etnologia das palavra PESQUISA, por exemplo), onde se tem que ter o maior cuidado (e a humildade de ver e rever os itens constantemente) para não passar "enganos" ou "mentiras" ao nosso povo, ou devolve-los. É algo de extrema responsabilidade para se analisar rapidamente e devolver incompleta a todos. Estar preso a somente um fato é prejudicial a todo um conhecimento e um contexto enorme, da qual o pessoal só se fixam em musicas, danças e pilchas! Elementos mínimos de um todo da qual tem muito mais importância: um todo que gerou os itens citados! ...Personalidade e valores se joga fora, pois não esta em notas de concursos ou em itens de planilhas! Não interessa! Análises e conclusões folclóricas e de povo não possuem prazos de validade, da mesma maneira como tudo o que escutamos, lemos e revemos agora é mais maduro do que o mesmo acontecido há tempos passados. Folclore não é estanque, e elementos se agrupam, chegando cada vez mais perto de um "fim", que esperamos NUNCA SER UM FIM! Quero aprender sempre. Não quero um manual, com normas prontas. Quero raciocinar e pensar. Evoluir o intelecto. Infelizmente as pessoas preferem MANUAIS ao CONHECIMENTO... Que mundo é esse? ...onde se privam do maior dom que Deus regalou a um homem, que é o pensar. O corpo enfraquece, a cabeça evolui! Devemos pensar com responsabilidade, com análise e com humildade de melhorar sempre. Folclore não é para se ter regras, muito menos para concorrer: é para ser sentido, dentro de elementos que o CARACTERIZAM (responsavelmente)! Regras erroneamente é o caminho mais fácil... e ao menos tempo o que menos ensina! Reflitam, já que os mais velhos estão ai para nos ensinar e para serem RESPEITADOS, acima de tudo!

Pessoal, por favor:
COMPROMETIMENTO, RESPEITO e RESPONSABILIDADE!

" Lo que no debemos olvidar és que, en los más antiguos tiempos,música, danza o baile y canto, eran una misma cosa, constituían una unidade, así lo siguen siendo en muchas culturas y así lo fueron em nuestro medio campesino durante mucho tiempo!"
Fernando Assumpção


(Foto de Emílio Pedroso)

"É oportuno lembrar que todo professor, ao ensinar uma dança, não deve ater-se somente aos fundamentos coreográficos e musicais, mas também transmitir elementos que sejam capazes de enriquecer culturalmente aqueles que se destinam... Muita gente dança, mas nem todos a sentem folcloricamente: Folclore é alma. Folclore é coração. É bom que se diga em alto tom: Tradicionalismo não é só dança. Chegar...á o momento – e nisto temos confiança absoluta – em que nosso povo, inclusive aqueles que integram entidades tradicionalistas, abandonará a impressão, hoje generalizada, de que somente aquele que estiver em traje típico é gaúcho e que só assim poderá dançar os motivos folclóricos riograndenses. Ai, então, estaremos diante de uma verdadeira consciência folclórica tradicionalista, vivendo as festas da querência, onde os participantes não terão a obrigação de se exibirem em trajes característicos (inclusive “fardados”) nem a preocupação exclusiva de apresentarem espetáculos ou “shows”!" 
João Carlos D´Ávila PAIXÃO CÔRTES



O dançar é uma ARTE e não uma ação matemática, mecanizada, robotizada, de "ordem unida" militarizante... de "não poder fazer isto", "não poder fazer aquilo", "tira ponto aqui, desconta ali", nivelando por baixo, pelo negativo a qualidade do motivo temático. Isto não é dançar e nem ARTE; é mediocridade... A ALMA do povo se sente e não se dimensiona sua inspiração gestual com inimagináveis "regras", ou com sistema métrico, em centímetros... O importante é REALMENTE interpretar a dança e não querer "medir" sentimentos!!!...
João Carlos D´Ávila PAIXÃO CÔRTES 


"Existe grande incompreensão, como se a cultura popular fosse obrigada a ter um elitismo, uma erudição para ter o seu valor. O povo também tem o direito de escolher, e não alguém a pretensão de impor a ele o que acha ser o direito, ser o melhor. E este é um ponto de vista conflitante com os críticos de música que acham letras notáveis, belas e extraordinárias... mas que o povo não canta!!! 
..Afinal, tem de haver música (nativista ou não) ao gosto da CULTURA de cada um!
...ou será que esse grupo humano (mais simples e rural) não faz parte da grande sociedade? Vamos roubar-lhe a liberdade de MANIFESTAÇÃO ESPONTÂNEA, do que lhe agrada, o que lhe toca mais de perto, no seu interior, dentro do mundo sócio-econômico cultural em que vive? 
...Acreditamos existir, muita boa música gaúcha para ser escutada. Talvez o problema é saber descobri-la, avaliá-la e VALORIZÁ-LA!!!"
João Carlos D´Ávila PAIXÃO CÔRTES 

(Pesquisador, referência de cultura gaúcha, escritor, engenheiro agronomo aposentado, ex-presidente por 10 anos consecutivos da ardem dos músicos do RS, e cantor folclórico com 10 discos gravados, recebendo o prêmio de MELHOR CANTOR DE FOLCLÓRE DO BRASIL, no ano de 1964)


- * - * - * - * - * - * - * - * -

Até maio estaremos participando de alguns eventos importantes para a divulgação da nossa cultura!

* Mangruyando - Chamarrita 
(L: Diego Muller/M: Miguel Dario Diaz) 
* Uma rima pra o azar - Rancheira 
(L: João Sampaio/Diego Muller/Severino Rudes Moreira/M: Sérgio Rosa)
No V Canto missioneiro, em Santo Ângelo... 
29, 30,31 de março e 1º de abril de 2012!!!

* Armada - Milonga 
(L: Alex Cabral/Diego Muller/Rafael Ferreira/M: Marcelinho de Carvalho)
Na 10ª Sentinela da canção, de Caçapava do Sul... 
nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2014!!!

* Soy el bailarín... y el del chamamé - Chamamé 
(L: Leonardo Borges/Diego Muller/M: Daniel Cavalheiro)
No 12º Um Canto Para Martin Fierro - Santana do Livramento/RS... 
nos dias 17, 18 E 19 de maio de 2012!!!

* Festival da Barranca e o show Uma noite na Barranca - São Borja/RS

Suerte y abrazos chamigos!!!

(Neco e Diego Muller, em Canoas/RS)

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

(Ferrer Dalmau)


"O folclore cria e fala sobre uma identidade relativo a uma região.A beleza da cultura popular de um povo poderá ser encontrada em seu folclore ou até resumida no mesmo. Para conhecer um povo conheça seu folclore também, pode descobrir muito sobre aquela nação. O folclore traz encanto, liberdade, cultura, lazer entre outras coisas que poderam ser admiradas por qualquer povo no mundo. Feliz a criança em que conhece seu folclore e o leia poderá entender muito mais sobre si mesma e as tendências de um povo. O folclore é inerente a história e a história é inerente a você logo o folclore pertence a você também. tenha respeito pelo folclore!"
(Autor desconhecido - porém muito sábio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário