“Um guerreiro é simples como as pombas, e prudente como as serpentes.
Quando se reúne para conversar, não julga o comportamento dos outros; sabe que as trevas utilizam uma rede invisível para espalhar seu mal.
Esta rede pega qualquer informação solta no ar, e a transforma na intriga e na inveja que parasitam a alma humana.
Assim, tudo que é dito a respeito de alguém sempre termina chegando aos ouvidos dos inimigos desta pessoa,acrescido da carga tenebrosa de veneno e maldade.
Por isso, quando o guerreiro fala das atitudes de seu irmão, imagina que ele está presente, escutando o que diz.”
“Os guerreiros da luz mantém o brilho nos olhos.
Estão no mundo, fazem parte da vida de outras pessoas. Começaram sua jornada sem alforge e sem sandálias. Muitas vezes são covardes. Nem sempre agem certo.
Os guerreiros da luz sofrem por coisas inúteis, tem atitudes mesquinhas, e às vezes se julgam incapazes de crescer.
Frequentemente acreditam-se indignos de qualquer benção ou milagre.
Os guerreiros da luz nem sempre têm certeza do que estão fazendo aqui. Muitas vezes passam noites em claro, achando que suas vidas não têm sentido.
Por isso são guerreiros da luz. Porque erram. Porque se peguntam. Porque procuram uma razão – e com certeza vão encontrá-la.”
“Um guerreiro da Luz nota que certos momentos se repetem. Com freqüência se vê diante dos mesmos problemas e situações que já havia enfrentado.
Então fica deprimido. Começa a pensar que é incapaz de progredir na vida, já que os momentos difíceis estão de volta.
“Já passei por isso”, ele reclama com seu coração.
“Realmente, você já passou”, responde o coração. “Mas nunca ultrapassou”.
O guerreiro então compreende que as experiências repetidas têm uma única finalidade: ensinar-lhe o que ainda não aprendeu.
Ele passa a procurar uma solução diferente para cada luta repetida – até que encontra a maneira de vencê-la.”
“O guerreiro da luz raramente sabe o resultado de uma batalha quando esta acaba. O movimento da luta gerou muita energia a sua volta, e existe um momento onde tanto a vitória como a derrota ainda são possíveis. O tempo irá dizer quem venceu ou perdeu; mas ele sabe que, a partir daquele momento, não pode fazer mais nada: o destino daquela luta esta nas mãos de Deus. Nestes momentos o guerreiro da luz não fica preocupado com os resultados. Examina seu coração e pergunta: “COMBATI O BOM COMBATE?” Se a resposta é positiva, ele descansa. Se a resposta é negativa, ele pega a sua espada e começa a treinar de novo.”
“O guerreiro da luz conhece uma velha expressão popular : ‘Se arrependimento matasse … ‘
E sabe que arrependimento mata; vai lentamente corroendo a alma de quem fez algo errado, e leva à autodestruição.
O guerreiro não quer morrer desta maneira . Quando age com perversidade ou maldade – porque é um homem cheio de defeitos – ele não tem vergonha de pedir perdão. Se ainda é possível, usa seus esforços para reparar o mal que fez.
Um guerreiro da luz não se arrepende, porque arrependimento mata. Ele humilha-se, e conserta o mal que causo.”
"Qualquer conquista exige coragem!"
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(Eleodoro Marenco)
"Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia."
ULIETA VENEGAS nació y creció en Tijuana, Baja California. Inició su preparación musical estudiando piano clásico desde los ocho años de edad. Hija de padres mexicanos cuya ocupación ha sido la fotografía, JULIETA VENEGAS fue la única de cinco hermanos que se dedicó a la música, por lo que además de las clases de piano, también comenzó a tomar clases de teoría, canto y violoncello tanto en la Escuela de Música del Noroeste, como en el South Western College de San Diego, preparación que alternó con sus estudios de preparatoria.
Asimismo tomó clases de chelo con profesores particulares, enriqueciendo su formación y estilo musical. A través de un amigo de la preparatoria, JULIETA VENEGAS es invitada a tocar con el grupo “Chantaje”, que sería la célula de “Tijuana No”, bandas cuyo estilo musical eran el ska y reggae. El grupo duró dos años, sin embargo JULIETA VENEGAS siguió tocando de manera intermitente con Luis Güereña y Alex Zúñiga de “Chantaje”, con este último compuso el tema “Pobre de ti”, melodía que le da popularidad a la banda.
Siendo una adolescente, JULIETA VENEGAS comienza a componer de manera prolífica sus temas con un estilo muy personal y aunque no tiene influencias muy marcadas sí gustaba de escuchar a Suzanne Vega, David Bowie, Prince y Charly García.
En 1992 incursiona en la musicalización de teatro, participando en la obra “Sirenas de Corazón” de Edward Coward y con la que asiste a la Muestra Nacional de Teatro en Monterrey. A punto de cumplir los 22 años de edad, emigra a la Ciudad de México buscando una proyección más completa. Estando aquí conoce a Fratta, Café Tacuba y otros artistas, quienes le apoyaron para presentar su propuesta.
En 1995 JULIETA VENEGAS es invitada a componer la música de la obra teatral “Calígula Probablemente” de Francisco Franco, la cual duró en cartelera aproximadamente doce meses. Paralelamente armó una banda llamada “Lula” y comenzó a tocar el acordeón, instrumento con el que también comienza a componer.
Posteriormente forma el grupo “La Milagrosa” con Fratta y Rafa González, proyecto que se convirtió simplemente en JULIETA VENEGAS, joven músico y compositora que en 1996 firma en exclusiva con la compañía BMG e inicia la grabación de su primer disco como solista llamado “AQUÍ”, el cual fue grabado en la ciudad de Los Angeles, California, bajo la producción de Gustavo Santaolalla, en el que además de escribir los temas, participa tocando acordeón, piano, guitarra y vibráfono.
(Com Leline - Miedo)
“AQUÍ”, editado en 1997, encierra cinco años de trabajo; dentro de la producción musical colaboraron grandes amigos y destacados músicos como: Joselo y Quique Rangel (Café Tacuba), Rafael González (Botellita de Jérez), Patricio Iglesias (Santa Sabina); el álbum se editó en España, Estados Unidos y varios países latinoamericanos.
(Com caetano Veloso)
“Como sé”, “De mis pasos” y ”Andamos huyendo” fueron los temas que se desprendieron de este disco, con los cuales JULIETA VENEGAS se colocó como una de las propuestas musicales más destacadas dentro del rock y con gran proyección internacional. Con este álbum debut, JULIETA VENEGAS recibe el premio Nuestro Rock por “Mejor Disco Revelación” de 1997 y participa tocando el acordeón en la grabación del disco del grupo Enanitos Verdes, titulado “Tracción Acústica”.
Un año después, el canal MTV le otorga el Premio por la “mejor Interpretación Femenina” en el video “Como Sé”, dirigido por Francisco Franco. Asimismo realiza la gira “De Viva Voz” con Ely Guerra y “Aurora y la Academia”, con quienes recorrió varias universidades de la Ciudad de México e hizo presentaciones en Guadalajara, Monterrey, Chihuahua, Ciudad Juárez y Chicago, obteniendo el amplio reconocimiento del público.
(Com Marisa Monte - Ilusión)
“Calaveras y Diablitos” fue otra de las giras importantes en las que participó en 1998, cantando en foros de España, donde alternó con los “Fabulosos Cadillacs” y “Aterciopelados”, tocando en ciudades como Madrid, Barcelona, Salamanca y Sevilla.
En 1999 JULIETA VENEGAS participa en varios festivales importantes a nivel internacional: en el mes de junio en el “Festival Midem Américas”, realizado en Miami, en septiembre en el Festival Generación “Ñ”, realizado en Granada, España, donde compartió escenario con Enrique Bumbury y el grupo “Pastilla”, en el mes de octubre toma parte en el “Festival Rock Al Parque de Bogotá”, Colombia y festival “El Hatillo” en Caracas, Venezuela.
Paralelamente a estas presentaciones, JULIETA VENEGAS participó, tocando el acordeón, en el video de la versión muy mexicana del tema “Infinito” incluido en el disco de Enrique Búnbury para México. Asimismo es invitada por el músico español Mastretta a participar en la grabación de disco titulado “Luna de Miel” para interpretar el tema homónimo, que se editó en España a través de Subterfuge, disquera responsable del éxito de grupos como “Dover” y “Fangoria”. En este disco también participaron cantantes españolas como Alaska (Fangoria), Ana Belén, Ajo (Mil Dolores Pequeños) entre otras.
(Me voy)
Este año también marca la incursión de la joven músico y cantautora en el cine, musicalizando las películas: “En el país de no pasa nada”, dirigida por María del Carmen de Lara, para la cual participa con los temas “Lo que Pedí”, cuya letra, música e interpretación es de JULIETA VENEGAS y los arreglos de Jacobo Lieberman; “Mala Leche”, de la autoría de Liliana Felipe y Jesusa Rodríguez, interpretada por Julieta y la música de Jacobo Lieberman y “Ay” de la inspiración de Julieta Venegas y Francisco Franco.
“Amores Perros” de Alejandro González Iñárritu, película ganadora del premio al mejor Largometraje de la Semana de la Crítica en Cannes, Francia, para la que JULIETA VENEGAS escribió y arregló el tema “Me van a matar”, producida por ella y por Quique y Emmanuel de Café Tacuba. Canción grabada en la Ciudad de México y mezclada en la Ciudad de Los Angeles por Joe Chiccarelli, y la cual forma parte del soundtrack de esta cinta mexicana.
Todas estas actividades las alternó con la preparación de su segundo disco, en el que trabajó durante un año, iniciando en el verano del 99. “Bueninvento”, el álbum, fue realizado en la ciudad de Los Ángeles, California, bajo la producción de Gustavo Santaolalla, con quien vuelve a hacer mancuerna. También vuelve a hacer mancuerna con Quique Rangel y Emmanuel del Real en la producción, con Toy Hernandez y Joe Chiccarelli, en la mezcla del disco.
(Lento)
“Bueninvento” se grabó entre los meses de octubre de 1999 y enero del 2000 en la Ciudad de Mexico y Monterrey y se mezcló en Los Ángeles. Letra y música son de la autoría de JULIETA VENEGAS y cuenta con una versión muy personal de la canción “Siempre en mi mente”, de la autoría de Juan Gabriel.
Asimismo contó con la colaboración de los músicos: Joe Gore en la guitarra (Tom Waits, PJ Harvey y Lisa Germano), Joey Waronker en la batería (Beck, R.E.M, Smashing Pumkins), Fernando Saunders en el bajo (Lou Reed), Rick Boston quien tocó con Rickie Lee Jones, Steve Berlin en el saxofón y la flauta (Los Lobos).
Durante el 2000 se presentó por primera vez en Italia, en Arezzo Wave, un importante festival de música alternativa, en donde también estuvo “Asian dub foundation”, “Henry Rollins” y el brasileño “Lenine”, entre otros.
También participó en la gira “Revolución” con Jaguares, Jumbo, La Gusana Ciega y Lisa Flores. Es invitada a participar en el Soundtrack de “Demasiado Amor” de Ernesto Rimoch, cantando dos versiones distintas de “Acaríciame”, una arreglada por el compositor Joan Valent, y otra por Mastretta, con quien también participa en “Sueño del Caimán” (España-México) de Beto Gómez.
(Esta vez)
También participa en la feria de Hannover como parte de Music Bridges Around de World, que une a compositores de Egipto, Estados Unidos, Chile, Australia y Corea, entre otros, para hacer canciones y presentarlas en el Festival de Hannover.
Durante el 2001 participa junto a Aterciopelados (Colombia), María Gabriela Epumer (Argentina) y otros, en la gira “Fémina Rock”, visitando varias ciudades de España.
Es nominada a dos Grammys Latinos en las categorías de Mejor canción de rock por “Hoy no quiero”, y mejor disco de rock por “Bueninvento”. También participa en el homenaje a “Los Tigres del Norte” con una particular versión de “La jaula de oro”.
Es invitada por el cantautor español Pedro Guerra a interpretar a dueto la canción “Niños” para el disco del canario titulado “Ofrenda”. También es invitada por el compositor español Mastretta para cantar “Música de Automóvil” de su disco que lleva el mismo nombre.
En mayo de 2002 formó parte del festival “Cubadisco” en La Habana, Cuba. En octubre de ese mismo año participa en el “XXX Festival Internacional Cervantino” en el concierto homenaje a los “Tigres del Norte” junto a los grupos “Molotov” y “La Barranca”. En noviembre es invitada por el grupo de ska “Los de Abajo” a participar en la canción “Skapate” de su disco “Latin Ska Force”.
(Limón y sal)
También forma parte del disco “Sounds Eclectic Too” del prestigiado programa de radio “Morning Becomes Eclectic” con una versión en vivo de “Casa Abandonada”, de la estación KCRW en Los Angeles, junto a artistas como Nick Cave, Dido, Zero 7, entre otros.
En 2003 es invitada a participar en la música de varias películas, entre ellas: “Asesino en serio” (México) de Antonio Urrutia donde canta “El Listón de tu Pelo” a dueto con Pau Dones de “Jarabe de Palo”; “María llena eres de gracia” (Colombia-EU) de Joshua Marston para la cual compone “Lo que venga después”; “Subterra” (Chile) De Marcelo Ferrari, para la cual compone la canción “Lo que tú me das” que canta a dueto con la cantante y rapera chilena Ana Maria Tijoux.
Es invitada por el compositor y productor Víctor Manuel a formar parte de un particular tributo a Joaquín Sabina, titulado “Entre todas las Mujeres” donde participan cantantes como Chavela Vargas, Rosario, Ana Belén, Pasión Vega, entre otras.
En septiembre participa en el concierto “El sueño existe” en homenaje a Salvador Allende en el Estadio Nacional de Chile, junto a artistas chilenos e internacionales como Gilberto Gil, “Los Prisioneros”, León Gieco y Silvio Rodriguez, entre otros.
“Sí” es el título de su tercer álbum, que fue grabado mitad en Madrid y en Buenos Aires. Este disco contó con la producción de Coti Sorokin y Cachorro López. Es el primero en donde Julieta participa en la coproducción de todo el disco.
Tras su salida al mercado, de inmediato “SI” se convirtió en un disco exitoso. A la fecha ha superado ventas por 550,000 copias y sencillos como “Andar Conmigo”, “Lento” y “Algo está cambiando”, ocuparon los primeros lugares de la radio en Iberoamérica.
Para el 2006, Julieta Venegas presenta su álbum “Limón y Sal”, donde la misma Julieta Venegas y Cachorro López fungieron como productores del disco, únicamente tres temas “No seré”, “De que me sirve” y “No hace falta”, fueron producidos por Julieta y Coti Sorokin.
“Limón y Sal” conformado por 13 canciones, la mayor parte de ellas (letra y música) son de la autoría de la propia Julieta, con la colaboración de Anita Tijoux, Dante, Jorge Villamizar y Coti Sorokin, este último como coautor de tres canciones.
Además de haber sido editado en México, Estados Unidos y Latinoamérica, obtuvo gran aceptación en Italia, Suiza y España. Ventas por más de 850,000 copias vendidas en el mundo; además de importantes certificaciones: Disco de Platino en México, España y Argentina y Disco de Oro en Centroamérica, Venezuela y Colombia.
Para finales del 2007, Julieta Venegas presentó “Realmente lo mejor”, un álbum de colección que recopila entre otros, los temas que la llevaron a colocarse en los primeros lugares de los charts de radio y que por supuesto lograron consolidarla como una de las mejores artistas mexicanas de la última década.
En junio de 2008 editó su álbum “MTV Unplugged”, grabado en la Ciudad de México, el cual contó con importantes colaboraciones de Gustavo Santaolalla, Natalia Lafourcade, Juan Son, La Mala Rodríguez, Marisa Monte, entre otros. Con dicho trabajo alcanzó la categoría de Disco de Platino en México y logró afianzar su credibilidad como compositora, músico, arreglista y productora, actividades en las que se involucró con gran pasión en este proyecto.
El 30 de septiembre 2009, fue nombrada Embajadora para la Unicef en México.
El 16 de marzo sale a la venta su nueva producción titulada “Otra Cosa”, dirigida y realizada por Julieta Venegas y Cachorro López, de la cual se desprende el primer sencillo “BIEN O MAL”.
A linha Casillero Del Diablo é a mais conhecida da vinícola Concha y Toro e se tornou uma espécie de ícone de vinhos chilenos no mercado global, vendido em mais de 120 países. É também o vinho do Chile mais consumido no Brasil.
E não é de hoje que muitos apreciadores desse vinho se mostram curiosos em relação à origem do nome. Recentemente, conversando com meu amigo e também integrante do Homens na Cozinha, Sidney, ele me falou algumas coisas sobre a história do Casillero. Achei muito interessante, e com a curiosidade aguçada fui investigar...
Em 1883, Don Melchor de Concha y Toro, fundador da vinícola, trouxe para o Chile algumas cepas de Bordeaux, na França, e plantou-as no vale do Maipo, obtendo excelentes resultados. Uma parte dos melhores vinhos produzidos, Don Melchor guardou para consumo próprio (Esperto ele, não?).
Vasculhando a história, descobrimos uma frase de Don Melchor que começa a desvendar esse mistério: "Como una forma de mantener inalterables sus condiciones de temperatura y humedad, estos vinos fueron guardados al fondo de esta magnífica bodega, en un casillero especialmente destinado para este fin." Ou seja, o casillero seria a parte mais nobre da adega, uma espécie de armário ou arquivo de barris.
Nos primeiros anos, vários barris desapareceram misteriosamente do casillero. Para dar uma explicação ao sumiço, e principalmente para evitar que os camponeses da região continuassem roubando seu precioso vinho reservado, Don Melchor espalhou a lenda de que o diabo morava justamente naquela adega. E não é que essa lenda funcionou? Intimidados e apavorados com a idéia de ficarem de frente com o diabo, os camponeses pararam de roubar os barris de Don Melchor. Bom pra ele que teve seu problema resolvido, e bom pra nós que temos o prazer de saborear essa preciosidade até os dias atuais.
Já que estamos falando do Casillero, vamos então destacar um de seus maiores sucessos em termos de qualidade, e mais, uma das melhores relações custo x benefício do mercado: o Cabernet Sauvignon Safra 2005.
Elaborado a partir de dois vinhedos distintos, o vinho é resultado de uma combinação de 65% Cabernet Sauvignon e 35% Syrah, extraídas, respectivamente, dos Vales do Maipo (localidade de Pirque) e do Rapel (localidade de Peumo).
Pirque, a terra de origem do Casillero, está posicionada a 650 metros acima do nível do mar, uma região de clima temperado e solo aluvial, pobre em nutrientes, e com baixa retenção de água, garantindo condições ótimas para o cultivo da Cabernet Sauvignon. Já Peumo é uma região que sofre a influência do rio Cachapoal, posicionada a 200 metros acima do nível do mar. Como o solo é argiloso e os vinhedos estão posicionados em ladeiras (sem retenção de água), essas condições possibilitam um excelente amadurecimento da Syrah, gerando frutos pequenos e de maior concentração.
O ano de 2005 foi excepcional na vinicultura chilena, sendo considerada a melhor safra em décadas. Com isso, foi possível produzir um vinho de excelente potencial de guarda, ou seja, podendo ser consumido até 2015.
O Casillero Del Diablo permaneceu por 14 meses em barricas de carvalho francês, antes de ser engarrafado. Deve ser consumido a uma temperatura de 17ºC e é um excelente acompanhamento para carnes vermelhas grelhadas e queijos.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se, que companhia nem sempre significa segurança, e começa a aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas.
Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança; aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo, e aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais, e descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida; aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida, e que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que eles mudam; percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve compará-los com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde se está indo, mas se você não sabe para onde está indo qualquer lugar serve.
Aprende que ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se; aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou; aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha; aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens; poucas coisas são tão humilhantes... e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando se está com raiva se tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém; algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás, portanto, plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores, e você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.
William Shakespeare
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"Muito embora seja honesto, não é aconselhável trazer más notícias."
(William Shakespeare)
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Aureliano de Figueiredo Pinto
Canção da bonita
(Aureliano de Figueiredo Pinto)
(Campeiro!)
Campeiro! ...Prepara o laço
No campo do teu amor.
É com a bonita? ...Pois, não!
Prepara o teu coração
Que é um alazão pisa-flor!
Campeiro! ...Esporeia o tino,
Afirma bem teu olhar,
Porque a bonita é matreira:
– De tua armada certeira
Talvez, se mande escapar!
Campeiro! ...Afirma os estribos,
Regula bem o teu braço,
Porque a bonita é aragana!
Quando gaúcho se engana
Errando o tiro de laço...
Campeiro! ...Ajeita teu pingo!
Ergue na rédea, caldeia!
Cuidado! Porque a bonita,
Com ares de tambeirita,
Larga o teu laço na areia!
Campeiro! ...Prepara o laço
No campo do teu amor...
Cuidado! A bonita é braba,
E a vida as vezes se acaba
P´ra um coração pisa-flor!!!...
Aureliano de Figueiredo Pinto
Aureliano de Figueiredo Pinto é, indiscutivelmente, um dos maiores poetas nativista de nossa terra, de todos os tempos.
Com seu vigoroso regionalismo, o nosso idioma, longe de empobrecer-se, adquiriu novas e cintilantes riquezas.
Seus poemas, nascidos das vivências campeiras, com invernos, tropeadas, rondas, noites longas, chimarrão, e outros temas rudes e belos. São sempre, impregnados de comovente humanismo e iluminados pelo sol de sua fulgurante cultura.
A divulgação de seus versos magistrais é, pois, exigência imperiosa de todos os que cultuam as letras pampeanas e que amam nossa Querência.
Nada, nos seus versos, do apenas fácil e pitoresco que caracteriza uma boa parte de poesia gauchesca. A poesia de Aureliano Figueiredo Pinto, profundamente ligada a terra, tem uma extraordinária densidade humana, assumindo sua temática, em muitos passos, o sentido de um canto geral que transcende o mero regionalismo. Poucos livros refletem com mais autenticidade o homem e a paisagem do Rio Grande do que estes "Romances de Estância e Querência".
Aureliano de Figueiredo Pinto nasceu em 1º de agosto de 1898, na fazenda São Domingos, município de Tupanciretã, filho de Domingos José Pinto e de Marfisa Figueiredo Pinto. Exerceu o ofício de médico, mas por essência foi poeta e escritor.
O processo de alfabetização inicia-se em 1904 quando recebeu aulas de sua mãe, quatro anos depois no colégio Santa Maria em Santa Maria, seguiu seus estudos, de onde enviou a sua mãe seus primeiros poemas.
Aureliano inicia ali seu martírio, sua ressurreição e sua glória: escrever.
Aos 17 anos, nasceu uma grande amizade com Antero Marques. Antero seria, pela vida afora companheiro, crítico e confidente a dividir aulas, pensões, ruas, e uma infinidade de cartas. Iniciam as discussões políticas, literárias e filosóficas, que os levariam a participar da Revolução de 30 .Passou a residir em Porto Alegre 3 anos mais tarde, onde prepara o vestibular para Direito, que trocaria mais tarde pela Medicina. Os poemas escritos em meio às anotações escolares antecediam sua estréia com poemas publicados no jornal Correio do Povo, com pseudônimo e nome próprio e nas revistas Kodak e A Máscara, um ano mais tarde.
Amigos passam a classificar seus poemas entre as correntes simbolista e parnasiana. Entre as anotações de aula, Aureliano escreve o poema Gaudério, que marcaria sua vinculação com o nativismo. Anos depois, Gaudério e Toada de Ronda seriam musicados por João Fischer. Segundo testemunhas de Antero Marques, Raul Bopp, entusiasmado com a produção do poeta diria que "Bilac assinaria estes versos" O poema Toada de Ronda é considerado o marco inicial da poesia nativista no Rio Grande do Sul.
Em 1924, parte para o Rio de Janeiro estudar Medicina, lá cursa o primeiro e o segundo ano e retorna a Porto Alegre. Lê Paja Brava, do Viejo Pancho, que marcará sua produção artística, e também livros de poetas regionalistas uruguaios e argentinos, que o influencia a escrever poemas em espanhol. Em 1926, volta aos estudos de Medicina no Rio de Janeiro, mas no mesmo ano retorna a Porto Alegre. Somente em 1931, conclui o curso de Medicina, e logo abre seu consultório em
Santiago. Abre o coração aos campos e aos tipos humanos que o povoam.
A partir dali o trabalho de médico rouba-lhe o tempo de leitura e criação. Passa a fazer viagens ao interior do município, atendendo a chamados médicos e fica com os peões tomando mate e ouvindo causos.
Três anos mais tarde por falta de dinheiro dos clientes para compra de remédio, suas práticas médicas são interrompidas. Aureliano cria um código que é colocado nas receitas, para que fossem debitadas para alguns de seus amigos. Nessa época, seus poemas são datilografados por Túlio Piva, para quem produz textos para serem lidos na rádio local.
Em 1937, já com quase 40 anos, passa a dirigir o Posto de Higiene de Santiago. Anos mais tarde, seria o fundador do Hospital de Caridade.
Casa com Zilah Lopes, em 29 de dezembro de 1938 com que tem 3 filhos.
Em 1941, troca Santiago por Porto Alegre, assume a subchefia da Casa Civil do interventor Cordeiro de Farias. Fica poucos meses no cargo e retorna a Santiago.
Em 1956 inicia a reunir e selecionar seus poemas,espalhados entre amigos, para publicá-los em livros. Seu filho José Antônio vai à Editora Globo e ali espera até ter em mãos dez volumes de Romances de Estância e Querência – Marcas do Tempo o primeiro livro publicado de Aureliano de Figueiredo Pinto.
Aureliano vem a falecer em 22 de fevereiro de 1959 com câncer.
Em 1963, é publicado "Ad Sodalibus" pela Livraria Sulina, seu segundo livro de poesias Romances de Estância e Querência – Armorial de Estância e Outros Poemas. Em 1974, é publicada pela Editora Movimento, a novela Memórias do Coronel Falcão. Em 1975, Noel Guarany recebe autorização dos familiares do poeta para musicar Bisneto de Farroupilha e Canto do Guri Campeiro.
Distante
(Aureliano de Figueiredo Pinto)
Na água parada destas horas
Vejo-te ao fundo deste instante.
E obsidente, obsedante,
Em suave espera te demoras...
(Como à flor d´água, à flor das horas,
Como estás próxima e distante!)
Nos lagos trêmulos da vida,
Com os sortilégios de uma Iara,
O teu perfil risonho pára
De olhos famintos. E convida...
(Dos céus da tarde, refletida,
Uma asa cruza na água clara...)
Qualquer que seja a trajetória
Do teu destino pluma-ao-vento,
Não fugirás deste momento
Em que te prendo na memória...
(Tu! Flama eterna e transitória
Do passional deslumbramento!)
Será o refúgio de outras horas
Que hão de chegar, martirizantes,
Sonhar teus múltiplos semblantes
Como ao clarão de outras auroras...
(Ave-marias mais sonoras
Dos meus crepúsculos distantes...)
Disco lançado em 1978 por Noel Guarany que resgata a obra e a memória deste grande poeta do nosso regionalismo.
AURELIANO DE FIGUEIREDO PINTO
Paulo Monteiro
DEDICO ESTE ENSAIO AOS CONFRADES DA ACADEMIA DE ARTES, CIÊNCIAS E LETRAS CASTRO ALVES, DE PORTO ALEGRE, QUE ME ELEGERAM PARA A CADEIRA Nº 13, DE MEMBRO CORRESPONDENTE, CUJO PATRONO É AURELIANO DE FIGUEIREDO PINTO
Aureliano de Figueiredo Pinto é reconhecidamente um dos mais representativos poetas gauchescos do Rio Grande do Sul. À exceção de um belo artigo do passo-fundense Hilton Luiz Araldi pouco mais se encontra sobre a vida do autor de “Romances de Estância e Querência”.
Poeta e romancista, nasceu na Estância São Domingos, município de Tupanciretã, no primeiro dia de agosto de 1898, filho de Domingos José Pinto e Marfisa de Figueiredo Pinto. Alfabetizado em casa, pela própria mãe, partiu para Santa Maria, em 1908, onde cursou o ginásio. Publicou os primeiros poemas em 1914, na revista “Reação”, de Santa Maria. Dois anos depois se transferiu para Porto Alegre, preparando-se para cursar Direito, mas optou pela Medicina. Introspectivo, recebeu o apelido de “O Corujão”.
Em 1918 divulga novos poemas em revistas e no “Correio do Povo”. No ano seguinte envia ao amigo Antero Marques o poema “Toada de Ronda”, que introduz o “nativismo de feição moderna” em nosso Estado. Assim, insere a literatura rio-grandense num amplo movimento de renovação da gauchesca iniciado no Uruguai. O poema, em sua forma definitiva, seria publicado em “Romances de Estância e Querência – Marcas do Tempo”.
Trata-se de um movimento que tem suas origens na revista “El Fogón”. “Em setembro de 1895 – escreve o professor Daniel Vidart – um conjunto de entusiastas burgueses montevideanos funda a Revista ‘El Fogón’ para fazerem brilhar nela suas fagulhas poéticas. Isto não era um fato isolado. Depois da consagração do ‘Martín Fierro’, de José Hernández, que superou em qualidade e riqueza ao seu modelo ‘Los tres gauchos orientales’, de Lussich – ambos editados em 1872 – havia florescido em ambas as margens do Prata uma subliteratura gauchesca, forjada ao paladar de um ávido público consumidor. Esta produção, comumente de ínfima qualidade, arrastou, durante uns vinte anos, à decadência um gênero que nasceu como um testemunho e culminou como uma evocação. Os abortos teatrais brotados a esse amontoado inauguraram a luz dos holofotes do picadeiro circense um incessante pulular de dramalhões – puro talho, punhalada e chorar de chinas e nazarenas – que satisfaziam as exigências dos litorâneos nostálgicos do campo distante. Por seu lado, as produções poéticas – de algum modo tem de chamá-las – circularam de mão em mão muito mal impressos em livrinhos, folhetins e folhas soltas que eram lidas aos tropeços pelos leitores nas penumbras dos bolichos ou dos ranchos suburbanos e paupérrimos enquanto um auditório analfabeto procurava reconhecer, atrás dos afetamentos e deformações, o distante sistema de sinais de uma realidade afundada para sempre. Os agitados pelo êxodo rural, sobreviventes de uma sociedade que substituído a existência periférica do gaúcho pela igualmente marginal do povinho de ‘ratos’ ou a ‘vila-miséria’, se encontravam elegiacamente com um paraíso perdido, convertido em mito, habitada por uma turba de fantasmas melenudos que combatiam com a força prepotente e bêbada, representante do governo, aliada com os estancieiros e protegida pelos comerciantes e, por isso, sempre vencedora".
TOADA DE RONDA
A Cassio Annes Dias
Ronda mansa... Noite linda!
Bem baio-branco está o luar.
Rondando o segundo quarto,
Companheiros! vou cantar:
É lindo uma comitiva
quando se vai fazer tropa:
poncho e laço, galho atado,
chapéu batido na copa.
E a cavalhada por diante,
e os pingos barbeando o freio.
Charla a indiada estrada fora
inté o primeiro rodeio.
Fora boi!... Sta fora o boi!
boi brasino, que é bom pelo.
E, como corda de viola,
chega o brasino ao sinuelo.
Meu mourito Orelha-Curta
sabe como é que se faiz:
se o boi pula... pula junto,
não se apartam nunca mais.
Quebra boi... ai! quebra, quebra!
Bate aspa e casco – é uma piorra.
Quebra... quebra... ai! varre... varre!
que redemoinhe e não corra!
Nesse trechito o meu Zaino
à direita e esquerda calça.
Que rédea, amigos! o flete
parece que dança valsa.
Ôpa... Ôpa... Marcha... marcha!
E, na primeira porteira,
é só no mais... Talha... Talha!...
no meio da polvadeira.
Meu Pangaré-Malacara
– com a cavalhada na ponta –
se empina e atira e não pára:
quage me faiz errá a conta.
Venha... Venha... Venha boi!
Abro o peito nas estradas.
Venha boi... ai! venha... venha!
E a tropa marcha encordoada.
E eu chamo ao tranco do Alegre
– chapéu torto, pala ao vento,
mais hôme que um comandante
na frente de um Regimento.
Venha... venha... ai! venha boi!
Passo cheio ou povoação,
quando abro este peito velho,
a tropa é aquele cordão.
No meu tordilho Gadelha,
que é um peixe em que coube arreio,
largo tropa inté no mar,
tanto faiz baixo ou bem cheio!
Ai que boi... Ai! volta... Volta!
Deus do céu que escuridão!
Volta boi... (qual volta... Volta!)
troveja na escuridão!
Quando ela estoura na ronda,
sem medo o Pachola espicho!
que ele sabe onde hai buraco
pela catinga dos bichos.
Ah! uma quadrilha macota
é o galardão do tropeiro.
Sai dos pagos missioneiros
chega escarceando em Pelotas...
Embora simpático ao Partido Republicano Rio-Grandense, ao testemunhar o massacre de operários promovido pelo governo de Borges de Medeiros, marcam sua indignação contra toda e qualquer forma de ditadura, influenciando na concepção do romance póstumo “Memórias do Coronel Falcão”. Segundo os seus biógrafos esse massacre teria acontecido em 1920. Ao compulsarmos a história do movimento operário gaúcho concluímos que os fatos aludidos devem ser o massacre de trabalhadores, em Porto Alegre, durante a greve de 1919.
Em 1924 transfere-se para o Rio de Janeiro, onde cursará Medicina. Dois anos depois, retorna ao Rio Grande do Sul, participando da Revolução de 30 como capitão-médico. No ano seguinte conclui o curso de Medicina. Volta ao Rio de Janeiro, onde se especializa, com o professor Fernando Magalhães, em obstetrícia.
Fixa no interior do Estado. Em 1935 é convidado para assumir a chefia da III Cátedra Médica, na Faculdade de Porto Alegre, mas não aceita mudar-se para a capital. Em 1936 começa a escrever o romance “Memórias do Coronel Falcão”, que conclui em março do ano seguinte, mas que somente seria publicado em 1973.
Há uma história interessante envolvendo esse livro. Certa feita flagrou seu filho José Antonio lendo a obra. Indignado lançou os originais ao fogo, sendo salvos pela esposa Zilah. Mais tarde, alguns trechos queimados foram recuperados com o auxilio de amigos do poeta, especialmente Antero Marques.
Em 1937 assume a chefia do Posto de Higiene de Santiago, retornado a Porto Alegre no ano seguinte para casar com Zilah Lopes, com quem teve três filhos: José Antônio, Laura Maria e Nuno Renan. Em 1941, convidado pelo interventor estadual Cordeiro de Farias, assumiu a subchefia da Casa Civil, cargo que exerceu durante dois anos. Certo dia, ninguém sabe por que, abandonou tudo e retornou para Santiago. Ali, exerceu a clínica médica, enquanto a saúde lhe permitiu.
Em 1959 é publicado seu único livro em vida: “Romances de Estância e Querência – Marcas do Tempo”, pela Editora Globo. O filho José Antônio espera até que os primeiros exemplares estejam concluídos. Leva alguns exemplares a Santiago. O poeta está com câncer. Consegue apenas ditar à filha Laura Maria as dedicatórias e assiná-las. Falece no dia 22 de fevereiro daquele ano.
Embora Homem culto, leitor dos clássicos nacionais e estrangeiros, mistura os linguajares culto e popular com maestria.
A experiência de médico dedicado ao atendimento das camadas mais humildes da população foi fundamental para sua obra literária. As longas entrevistas mantidas com homens e mulheres pobres das fazendas e bairros de Santiago, somadas à vivência desde a infância com as atividades rurais, contribuíram para que o escritor dominasse a linguagem e a cultura dos gaúchos a pé e a cavalo.
É no romance “Memórias do Coronel Falcão” que esse livre trânsito entre os falares de homens estudados e não escolarizados é mais notável. Gustav Flaubert é apenas uma de suas influências. O autor de “Madame Bovary” serve-lhe de modelo para falar livremente sobre a sexualidade do gaúcho brasileiro, sexualidade que deveria conhecer muito bem, graças à condição de médico de aldeia. A grande influência é Euclides da Cunha, como se pode verificar mediante uma leitura atenda e meditada do romance. Como o autor de “Os Sertões”, mistura palavras eruditas, plebeísmos, arcaísmos e expressões científicas. Neste caso, através de explicações sobre fenômenos. Seguramente, beneficiou-se das críticas feitas aos aspectos formais da “Bíblia da Nacionalidade”.
Típico representante de uma geração que recuperou a obra de Simões Lopes Neto, a presença do autor dos “Contos Gauchescos” é outra constante em sua obra, como lembram os críticos. Ele mesmo foi um grande divulgador da obra literária do escritor pelotense.
“Memórias do Coronel Falcão” é o grande romance da política rio-grandense na primeira metade do Século XX. Conheceu a política estadual em suas mais altas esferas, como subchefe da Casa Civil do interventor Cordeiro de Farias, entre 1941 e 1943. Não aceitou concorrer a deputado, retornando a Santiago. E a política municipal, seguramente, conhecia muito bem. Seu livro é um retrato do autoritarismo e da corrupção. Disseca o caciquismo e a gingolagem dos dirigentes partidários a nível municipal.
A corrupção é tal que chega aos presídios. As loucas e os meninos de rua, os que jogavam pedras nas casas, roubavam frutas ou faziam algazarra, eram soltos nas celas, para diversão dos presidiários. Impostos, os companheiros de partido não pagavam.
Conhecedor profundo dos clássicos brasileiros e universais, Aureliano de Figueiredo Pinto não gostava que lhe chamassem publicamente. Luiz Sérgio Metz acredita que isso se devesse ao elevado senso crítico do autor, que conhecia profundamente os clássicos brasileiros e universais. Em 1936 já dispunha de três cadernos com poemas. Exatas duas décadas depois, inicia uma seleção, que resultará no livro “Romances de Estância e Querência – Marcas do Tempo” (Editora Globo, Porto Alegre, 1959). Poucos dias antes de falecer, em 22 de fevereiro, recebeu dez exemplares do livro, que dedicou a amigos. Ditou a dedicatória à filha, pois mal pode assinar. Em 1963, é editado, “ad sodalibus”, o segundo livro de poemas “Romances de Estância e Querência – Armonial de Estância e Outros Poemas” (Livraria Sulina, Porto Alegre).
Em 1973, a Editora Movimento, de Porto Alegre, deu a lume a primeira edição do romance “Memórias do Coronel Falcão”, que é reeditado no ano seguinte. A edição definitiva, terceira, sai pela mesma editora em 1986, cuidadosamente revista por Antero Marques, Plínio de Figueiredo Pinto, seu irmão, e Romeu Beltrão, seu amigo, “que leu nada menos de quatro vezes a segunda edição da obra de A. de F. Pinto”. Em 1998, a mesma editora entregava ao público “Itinerário – Poemas de Cada Instante”, poemas líricos, dedicados a uma mulher, cujo nome o próprio autor rasurara, desejando que o nome fosse conhecido, mas não revelado.
A exemplo dos grandes criadores literários, os críticos se dividem ao analisar a obra de Aureliano de Figueiredo Pinto. Razão cabe a Helena Tornquist: “Num balanço final do legado desse escritor que teve a secreta intenção de estar escrevendo para as futuras gerações, deve-se salientar que uma certeza o movia: os tempos mudavam e era preciso preservar a memória do Rio Grande Agrário que se transformava. E nisto sai obra se manteve coerente: desde o primeiro poema que, nunca se afastou do propósito registrado em carta de 1936: o de fixar flagrantes e imagens de seres e instantes do meio rio-grandense”.
O que o crítico Carlos Jorge Appel, editor de “Memórias do Coronel Falcão”, afirma desse livro, se aplica a todo o restante da obra do Autor: “Se Aureliano de Figueiredo Pinto não conseguiu ressonância, foi simplesmente por não haver publicado seu romance no devido tempo”.
A partir de 1975 os poemas de Aureliano conseguiram divulgação ímpar. Noel Guarany, conhecido compositor e intérprete regionalista, conseguiu autorização da família para musicar “Bisneto de Farroupilha” e “Canto do Guri Campeiro”, que fazem parte de “Romances de Estância e Querência”, o mais gauchesco dos seus livros de poemas.
“Bisneto de Farroupilha” é um dos mais belos poemas que já se escreveu no solo rio-grandense. Nele encontramos todas as características que desse gênero ou subgênero poético: a personalidade forte, marcadamente individual, do homem da campanha, a profunda solidariedade humana, a independência diante do Estado, a bravura individual, que se materializam num quase anarquismo, oposto à modernização capitalista que a tudo transforma em mercadoria.
BISNETO DE FARROUPILHA
Pobre... Mas livre! Gauchito
no sol-a-sol, sou o que sou.
Pois nem dom Pedro Segundo
não pode – o senhor de um mundo!
dobrar o meu bisavô.
Com esta alma guapa nos tentos
debaixo do meu sombreiro,
pelo Poder e o Dinheiro
nunca ninguém me levou.
Pois nem o taura Castilhos,
famoso pelos codilhos,
pode voltear meu avô.
E ao tranco do meu Lobuno,
passam por mim carros finos,
com espertos e ladinos
que a escovação empilchou.
Sigo... Às vez’ sem nenhum cobre,
sem que a secura me dobre!
– Se meu Velho está índio pobre,
porque a ninguém se dobrou.
Conterrianos, moços lindos,
com humildades de escola,
curvam a espinha de mola,
no culto de um ditador,
seja qualquer que ele for!
– Com a fumaça de um bom fumo,
chapéu torto, corto o rumo,
ao tranco do meu Lobuno,
sem dar louvado a um senhor.
Deus velho dá o sol também
ao que sabe ser torena
e não suporta cadena
de feiticeiro ou papão.
Não me enredo nessas trampas!
E vou cruzando estes Pampas,
só escravo do coração...
.........................
AMGOS!... Quando eu me for
ao país do eterno olvido,
aqui fica este pedido
antes que a Morte comande!
– Ponham-me ao peito sem chucho
o santo trapo gaúcho
da tricolor do Rio Grande!
Quando escrevo este artigo recebo a notícia de que um grande e querido amigo, jovem de 36 anos, com o qual muitas vezes discuti sobre a história e a cultura do Rio Grande enforcou-se. Foi um dos mais brilhantes estudiosos da história passo-fundense. Lembro-me de um poema de Aureliano. E é em homenagem póstuma àquele amigo que muito colaborou para a publicação de meu livro “Combates da Revolução Federalista em Passo Fundo”, que transcrevo o belo poema, que faz parte de “Romances de Estância e Querência – Marcas do Tempo”.
RELATO DO ENFORCADO
Tudo lhe vinha ao contrário.
Nadava contra a corrente.
Tudo o empurrava pra trás.
Tudo o fazia afundar.
Às vezes desacorçoava,
mas renascia a coragem.
E já agora, ultimamente,
o mundo demoronava.
O mundo não era mundo
era uma coisa enjoativa
que se suporta por vício.
Era um quarto de lua nova
e o vento norte ventava.
Vinha uma poeira nos olhos
de sair água por nada.
Uma palavra qualquer
sentiu que a fundo o feria.
Agarrou mais fumo e palhas,
e, com um cabresto na mão,
ao mato se encaminhou:
– “ buscar um pouco de lenha...”
Olhou o angico mais alto,
com um galho para o perau.
Namorava o galho alto,
como se olhasse um sobrado
que desejasse comprar.
Ia cortando mais fumo
e mais cigarro enrolando,
largando cada tragada
de fumaceira gostosa,
das de fazer cerração.
Pensava que o mundo velho
já era um baile acabado
sem razão pra se ficar.
Namorava o galho alto,
como avaliando um sobrado
que pretendesse comprar.
Fechou um crioulo bem grande,
que botou atrás da orelha,
e foi subindo no angico
com jeitos de gato bravo.
Montou no galho bem alto,
que dava para o perau.
Amarrou nele o cabresto,
pôs laçada no pescoço,
com o chapéu bem tapeado,
bem preso no barbicacho.
Acendeu o crioulão
e largou a fumaçada,
das de fazer cerração...
Com o chapéu bem tapeado,
bem preso no barbicacho,
cerrou nos queixos o crioulo,
e resvalou-se com jeito,
para ser estrangulado.
Quando veio o delegado,
mais o escrivão e o doutor,
balançava no perau,
como se o vento o rodasse
na dança sobre os abismos.
Firme o cigarro nos queixos,
e o chapéu velho, maroto,
quebrado como em fandango.
E no rápido velório,
que corajudo haveria,
nem por Deus nem pela Virgem,
de contrariar o finado:
– querer tirar-lhe o cigarro,
querer sacar-lhe o sombreiro.
E entocou-se cova a dentro
com jeitão de malcriado:
– cigarrão preso nos queixos,
chapéu velho bem quebrado.
E a borla do barbicacho
– única flor sobre o peito...
“Romances de Estância e Querência II – Armonial de Estância e Outros Poemas” é a primeira obra póstuma do Autor. Apesar de, segundo os críticos, não ter sido organizado pelo poeta, ao contrário do que os críticos pensam, mantém, sim, uma unidade literária. Se, na primeira obra, o lirismo e o telurismo regionalistas eram maiores, aqui, destaca-se o tom épico. À exceção dos pequenos poemas que compõe a parte intitulada “DE NOITE AO TRANQUITO”, continuação do livro anterior, Aureliano traça a história do Rio Grande do Sul em versos, como no poema “OS FARRAPOS”, em que canta a Revolução Farroupilha (1835-1845).
VII
OS FARRAPOS
Sofre o Rio Grande a amputação, surpreso!
Psíquica dor no inexistente membro
irrita a gauchada atenta e alerta
que explode, enfim, na rebeldia aberta
da jornada do 20 de setembro.
Era o sonho: – a República no Império
do Prata ao Norte em confederação.
Eis o ideal por que os próceres se movem:
– vir à Banda Oriental, sendo a mais jovem
fúlgida estrela da constelação.
Falhou o sonho... E aos Generais e aos moços
só resta ir desfraldando e abrindo cancha
apodados de pobres farroupilhas,
por dez anos, por pampas e coxilhas,
a legendária tricolor sem mancha.
Tricolor! Sobre o olvido e sobre as chamas
guardas a eternidade das medalhas.
Nas cores do Brasil a componente
que te impôs o destino desta gente:
– fulgor de sangue sobre cem batalhas!
E ao lado do auriverde pavilhão
que drapejava aos minuanos e nas auras,
tens a unção dos vitrais e das estampas.
– Nossa Senhora emocional dos Pampas
transfigurando os corações dos tauras!
Ah! Trinta e Cinco... aqui estagiou Portinho
num vasto acampamento migratório.
E a Boca-do-Monte, guarda o posto,
cortando campos de janeiro a agosto,
vinham guerrilhas do tenente Osório.
E João Antônio e Canabarro, bravos,
na Cordilheira bruta abrindo o trilho,
aqui chegaram da fronteira guapa
por darem glória à tricolor farrapa
na alvorada de outubro, no Espinilho.
Farrapos e legais nessa mangueira,
às vezes uns, logo mais tarde os outros,
volteavam tumultuosas bagualadas.
E estagiavam em largas churrasqueadas
polindo as armas e domando os potros.
Lá naquela coxilha está Crescêncio,
morto nessa famosa retirada
da capital para a fronteira... E, atento,
fico pensando como o grande Bento
por honra e idéia flamejava a espada!
Bento Gonçalves!... Lidador excelso!
Republicano sem Cesário estigma,
que o infortúnio e as masmorras não consomem!
– O Sol e a argila dos rincões num Homem
com as virtudes totais de um paradigma.
Por seu ideal – livre do cetro a Pátria.
Chefe opulento e grã-senhor, concita!
E saúde, bravura, mocidade, fortuna
– esbanja pela liberdade
e morre pobre como um eremita!
Bento Gonçalves! Singular figura
em seu tempo e em seu meio! E sempre os hinos
terá do Pampa que lhe ardeu no peito.
– Verde moldura do perfil perfeito
do mais escultural dos paladinos.
Panteon soberbo do Rio Grande! Ainda
avultam todos com perfil tristonho
na gravura imortal de alta memória.
E encherão de esplendor a História
as labaredas de seu grande sonho.
A paz de Ponche Verde... à tarde e ao tranco
aqui chegou, com baixa da Coluna,
para capatazear, um campeiraço!
– O moço alferes que perdera um braço
junto de Garibaldi, na Laguna...
Aureliano de Figueiredo Pinto, ao reproduzir em estilo épico a História do Rio Grande do Sul, segue a historiografia tradicional, de cunho positivista. A não romper (pelo menos de todo) com a filosofia positivista sua obra, historicamente, é limitada. Chega no máximo a um reformismo político. Não é à toa que os estudiosos das idéias políticas ligam o populismo, seja o trabalhismo brasileiro, seja o justicialismo argentino, a influência exercita pelas idéias de August Comt.
Daniel Vidalt, em 1968, escreveu: “hoje o gauchismo, o nativismo e outras tendências afins buscam, para perdurar, novos veículos de comunicação poética. Não se animam a andar somente apoiados na palavra em meio deste vento que sobra de baixo, dos cimentos mesmos da América. A Revolução Cubana, o subdesenvolvimento como realidade e consciência, a luta antiimperialista dos povos, nos retroagem à época de Hidalgo: o poeta se transmuta então em cantor e dialoga, viola na mão e música na boca, com um auditório que reclama uma proclamação oral, direta, militante, revolucionária”.
Aureliano de Figueiredo Pinto antecipa o período retratado por Daniel Vidart. Jamais foi um revolucionário. Possivelmente, jamais o seria. Seus poemas de cunho social, como de resto várias passagens de “Memórias do Coronel Falcão”, estão cheios de conceitos revisionistas. Em “CANÇÃO DO MARGINAL” ecoam os pensamentos reformistas, que ressoariam, algum tempo depois, nos discursos do maior teórico trabalhista, Alberto Pasqualini. É um discurso ainda mais duro. Ao misturar uma prática de então, o contrabando e falsificação de pneus brasileiros, que através da Argentina, chegavam às forças nazistas.
O contrabando e a falsificação de pneus fizeram a fortuna de muitas, tradicionais e respeitáveis famílias. Por isso, até hoje, é verdadeiro tabu. Para o pobre não havia lugar nem mesmo entre os criminosos que lhe negavam um trabalho honesto. Até mesmo a desonestidade é apropriada pelos poderosos.
À época, a palavra marginal não tinha o sentido atual, de elementos criminosos, que vive à margem da Lei. Entendia-se como marginal o pobre, o proletário, o sem-terras, o descamisado, aquele que vivia à margem da Economia. Assim, como todo o poema social, é datado.
CANÇÃO DO MARGINAL
Foi legionário da coluna invicta!
Bravo, bateu-se com orgulho nobre.
Hoje, em 44, é um trapo humano.
E ouve, na angústia do seu desengano
“... não há va...gas!” Pobre...
Voluntário de 30 e 32
sonhando a Pátria que o ideal descobre,
marchou, com honra, pelejou com brilho.
E hoje, este melancólico estribilho:
“... não há va...gas!” Pobre...
Hoje, magro de dívidas e fome,
a princípio a tragédia mal encobre.
Mas, afinal também quer ter sossego.
E eis a resposta à súplica de emprego:
“... não há va...gas!” Pobre...
Pobre! Cansado de esperar promessas
na esperança de que a sorte se lhe dobre,
pede um posto, um lugar, modesto cargo.
E ouve ferino este refrão amargo:
“... não há va...gas!” Pobre...
Triste! A miséria, os filhos em andrajos,
tudo lhe soa com suturno dobre.
Pede um lugar ao sol para o trabalho.
E a resposta é mais dura do que um ralho:
“... não há va...gas!” Pobre...
Doente! O peito lhe arqueja num cansaço.
Não há tranqüilidade que lhe sobre.
Algo mendiga que permita um prato.
Como resposta o estúpido e gaiato:
“... não há va...gas!” Pobre...
Cansa! E se lembra dos pneus rendosos!
Talvez no contrabando não sossobre
tendo agasalho e pão para a família.
Grita-lhe a opulentíssima quadrilha:
“... Não há va...gas!” Pobre...
Em "Romances de Estância e Querência II – Armonial de Estância e Outros Poemas”, encontramos ao final da obra, alguns poemas que são verdadeiros testamentos do poeta.
O MEU CRISITANISMO
Às minhas patrícias
É a velha, humana, repetida história:
depois de um doloroso dia-a-dia,
resta a cinza das flamas da energia
e o gosto amargo da existência inglória.
Sob a soalheira, ou pela noite fria,
seguindo a estrela esplendida e ilusória,
teci o mais alto bem na alheia glória
sem mesmo perguntar porque fazia.
Vêm depois os crepúsculos caindo.
Faço a minha colheita na amargura
das pobres searas do meu sonho lindo.
E no pudor da mágua sem alarde,
espero o olhar de Deus baixar da altura
na última luz do sol da minha tarde...
Num outro soneto, espécie de complemento daquele que transcrevo acima, há um canto de gratidão a Deus. Vê-se a limitação que o médico entendia no seu trabalho, lembrando às vezes em que intercedera em espírito de oração pela saúde dos filhos.
ESTOU GRATO, SENHOR
Quanta vez, coração feito em pedaços
com filhos – presas de tremenda doença,
eu Te pedi, Senhor! Na angústia intensa,
com voz do pensamento nos espaços:
– Todo infortúnio, toda grave ofensa
afasta dos caminhos e dos passos
da criança enferma que hoje trago aos braços
e caia sobre mim tua sentença.
Estou grato, Senhor! Pelo que passa:
a mim os males que fatais pressinto,
a eles as luzes da Divina Graça.
Estou grato, Senhor! Sombras se adensam
na minha tarde. E que feliz me sinto
se aos filhos deste as tuas grandes bênçãos.
E “Romances de Estância e Querência II – Armonial de Estância e outros poemas” encerra-se com este soneto magistal:
ÚLTIMA PÁGINA
Vida que vai ficando... A encantada paisagem
e os entes que se amou. E as cousas que se quis.
Gestos de amigos leais. Femininos perfis
que deixaram num verso a enternecida imagem.
Dura viagem da vida... A romanceada viagem.
De instante a instante. Aqui e além. Triste ou feliz.
Com inscrições de bronze e legendas de giz
no roteiro incolor da efêmera passagem.
Certos dias que estão embalsamados na memória.
Certas noites de luar. E as dardes de aquarelas.
E esses vitrais de acaso. E tanta íntima história.
E vamos indo... Até – sem um rictus na face –
à hora convencional das irônicas velas
e o tremendo latim do – Requiescat in pace...
Carlos Jorge Appel, editor e crítico literário, na Introdução que escreveu para “Itinerário – Poemas de Cada Instante”, conta que a obra de Aureliano de Figueiredo Pinto proporcionou-lhes duas surpresas. A primeira delas o romance “Memórias do Coronel Falcão”.
“A segunda surpresa nos chegou às mãos, de novo, através de José Antônio de Figueiredo Pinto, sempre preocupado com a obra do pai, em dezembro de 1996: os poemas inéditos contidos num único caderno, com o título de Itinerário – poemas de cada instante. Ao me passar os originais manuscritos, com letra, em geral, clara e inteligível, José Antônio observou: “a página inicial está rasurada ao meio. Foi intencional. Deveria estar aí uma dedicatória que meu pai não quis que aparecesse. Mas a gente sabe a quem a dedicatória foi feita”.
(...)
“A natureza exterior, a campanha, os costumes, o modo de vida do gaúcho com seus avatares e linguagem própria compõe a matéria-prima de Romances de estância e querência – Marcas do tempo e do seu segundo livro, publicado após a sua morte, Armonial de estância e outros poemas.
Em Itinerário, o dia-a-dia da campanha cede lugar ao mundo interior, onde os temas são a transitoriedade do amor, a paixão, a perda da mulher amada, a desolação, a morte, os limites do ser humano. A linguagem acompanha a universalização dos temas e alcança uma dimensão clássica, ou seja, aquela dimensão que está para além de todos os modismos e circunstâncias e que expressam o essencial do homem de todos os tempos”.
De fato, como reconhece o editor e revisor de duas das obras de Aureliano, perpassa em todo esse pequeno grande livro, um lirismo de sabor clássico. Muitos poemas lembram Fernando Pessoa e seus heterônimos. Em tantos deles há algo lembrando Alberto Caeiro. E é exatamente isso que confere a “dimensão clássica” destacada por Jorge Carlos Appel, a começar pelo soneto que abre a coletânea.
EX-LIBRES
Vida integral. Total. Princípio e fim!
Amo-te até no mal que me lacera.
E, a cada novo instante que me espera:
– Vida! Me exalto por viver-te assim!
A alma fulgura. O sangue reverbera.
E aos dardejantes sóis, no torvelim,
sinto que vibram séculos em mim,
nas soalheiras de cada primavera.
No meu dia de doida claridade
as corolas e os ninhos – soluçantes
fremem nos ritos da perpetuidade.
Quando eu rolar para o meu chão profundo,
algo de mim perpetuará os instantes
com que a mim mesmo me esbanjei no mundo...
Nesse soneto, em que apresenta os demais poemas, há mais do que lirismo, há reflexão lírica, o que, de certo modo, será uma constante em Itinerário. Aqui se vê a “dimensão clássica”, em toda a sua extensão, como “Vida integral”. E vida integral é a união entre o interior do “Amo-te até no mal que me lacera”, pela exaltação desse amor, a fulguração da alma, a reverberação do sangue, o dardejar dos sós, a vibração dos séculos nas soalheiras primaveris. Tudo isso indo acabar no “chão profundo” de cada ser humano.
Essa fusão de elementos interiores e exteriores somente pode processar-se através da racionalidade, que somente pode ser a mediação lírica ou o lirismo reflexivo. O que caracteriza o clássico, mas o clássico mesmo, no sentido de retorno à ancestralidade grega, é a união entre razão e sentimento.
Os gregos do período áureo, ao separarem razão e sentimento, causaram um grande mal à Humanidade. Ocorreu a separação entre o homo sapiens e o homo demens, revelando os complexus, aquilo que é tecido em conjunto, na melhor definição grega, segundo vemos em “Amor Poesia Sabedoria”, de Edgar Morin. Aureliano de Figueiredo Pinto, em Itinerário, reúne o que a racionalidade separou, reconstitui o homo sapeins/demens, a “vida integral”, o homem integral. E isso apenas é possível porque nele o homo sapiens, representado pelo médico, está a serviço do homo demens, o poeta.
A integralidade humana envolve a ligação do homo sapiens/demens com a Natura. Aí a análise de Jorge Carlos Appel é limitada quanto à poética de Aureliano. A natureza da campanha e o modo de vida do gaúcho estão presentes, sim. Vemo-los através da história, representada pela vibração dos séculos, que plasmaram o modo de vida do gaúcho, e do meio, materializado pela soalheira primaveril, que temperou o homem do campo rio-grandense.
Veja-se, a seguir, outro dos tantos sonetos de Itinerário onde é plena a integralidade entre homo sapiens/demens e Natura:
XIII
A água que eu bebo tem o gosto do teu beijo;
a manhã lembra a luz pagã do teu sorriso.
Sugere a névoa o vago olhar, longe, impreciso,
de quando aplacas, fina e langue, o teu desejo.
A asa que passa, no céu alto, em vôo andejo,
lembra o teu gesto arisco em sutil sobreaviso.
E, na árvore alta e fina, e na flor do paraíso,
tendo-te toda em mim, sempre em tudo te vejo.
Bruna e pálida, alta e trêmula, os cabelos
cheios da escuridão das noites em que amamos!
– Sinto-te no meu sangue em tumultos e apelos.
Em tua leve silhueta o mundo se resume.
E quando, sem encontrar-nos, nos buscamos,
ruge em minha alma em sombra a alma do teu perfume.
A gauchesca, o nativismo, a canção de protesto, o lirismo de recorte clássico, que fazem lembrar “o gauchismo cósmico” de um Fernán Silva Valdés ou de um Pedro Leandro Ipuche, estão presentes na obra poética de Aureliano de Figueiredo Pinto. Poeta culto, usa a profissão de médico para apropriar-se da alma gaúcha, resumindo a evolução estética da poesia popular de raízes regionalistas, a gauchesca. E isso o transforma no mais representativo poeta gauchesco, nativista ou de “outras tendências afins” de língua portuguesa de todos os tempos.
Aureliano de Figueiredo Pinto jamais teve a preocupação de dar ampla publicidade a sua obra. A política, seja partidária ou literária, eram-lhe quase que indiferentes. Possuía uma acurada consciência da durabilidade de sua obra, como vemos neste trecho, dele mesmo, com que Helena Tornquist encerra a biografia que dedicou ao escritor: “A nossa vida, na renúncia de sua modéstia tem algo a dizer à mocidade de amanhã, porque foi vivida à nossa maneira, ao jeito do fio d’água que corre à margem da barulhenta cascata que é a opinião-do-Senhor-todo-Mundo”.
Bibliografia:
APPEL, Carlos Jorge. “Memórias do Coronel Falcão”. Apresentação, In: PINTO, Aureliano de Figueiredo. “Romances de Estância e Querência – Marcas do Tempo” (Primeira Edição). Porto Alegre, Editora Globo, 1959.
APPEL, Carlos Jorge. “ITINERÁRIO – Poesia inédita de Aureliano de Figueiredo Pinto”. In: PINTO, Aureliano de Figueiredo. “Itinerário – Poemas de Cada Instante”. Porto Alegre, Editora Movimento, 1998.
PINTO, Aureliano de Figueiredo. Memórias do Coronel Falcão. Porto Alegre, Movimento, 1974, p. 5-17.
GARCIA, Serafin J. “10 Poetas Gauchescos del Uruguay”. Montevideo, Libreria Blundi, 1963.
METZ, Luiz Sérgio. “Aureliano de Figueiredo Pinto”. Porto Alegre, Tchê! Editora Ltda./RBS, Porto Alegre, 1986.
MORIN, Edgar. “Amor Poesia Sabedoria”. Rio de Janeiro, Bertrand do Brasil, 2002.
PINTO, Aureliano de Figueiredo. “Romances de Estância e Querência – Armonial de Estância e Outros Poemas” (Primeira Edição). Porto Alegre, Livraria Sulina, 1963.
PINTO, Aureliano de Figueiredo. “Memórias do Coronel Falcão” (Terceira Edição). Porto Alegre, Editora Movimento, 1986.
PINTO, Aureliano de Figueiredo, “Itinerário – Poemas de Cada Instante”. Porto Alegre, Editora Movimento, 1998.
TORNQUIST, Helena. “Aureliano de Figueiredo Pinto”. Porto Alegre, Instituto Estadual do Livro, 1989.
VIDART, Daniel. “Poesía y campo: del nativismo a la protesta”. Capítulo Oriental 23. Modevideo, Centro Editor de America Latina, 1968.
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Fogo do diabo
(Aureliano de Figueiredo Pinto)
(Chinita)
Chinita... Que foste minha!
Sem tu, não era o que sou!
Tu me ensinaste a ser bueno:
– Sacaste a mágoa e o veneno
Com que outra me machucou!
Onde andarás, china minha,
Guaxa dos ranchos dos teus,
Florindo a flor sem mistério
Do teu corpito gaudério
Por esse mundo de Deus?!
Sobre o teu vulto, Chinita,
Faz tempo que escureceu...
Perdi o teu rumo e o teu “rasto”
– Sovada a sofrer nos bastos
De outro andarengo, como eu!
Teus fundos olhos, Chinita,
São duas sangas cortadas
Pelo sol de tanto amor...
Com chuva e choro dão flor
Como o aguapé nas aguadas!
Teus braços são “rédea” aos chucros,
Que domas com voz ladina,
Nos teus “sejitos” de escrava...
– Dois “ninhitos” de ave brava
Numa “arvezita” franzina!
Os teus cabelos “manciam”
E derrubam sem barulho...
E a tua ausência, ferindo,
Dói mais que neve caindo
Pelos minuanos de julho!
Se te alegras, te coloras
Do tom-de-flor, que ainda lembro,
Dos “durasnais” de tapera,
Enfeitando a primavera
Pelas manhãs de setembro!
Se sofres, teus cílios finos
São como os juncos da tarde
No espelho de uma lagoa...
Porque és tão boba e tão boa
Para o destino covarde...
Chinita... Que foste minha!
Nunca mais quero encontrar-te!
Tu sabes de cada espera
Com a tua alma de angoera,
Com sangue de malasarte!
A pobre... Que foste minha!
...Na noite em que ela se for,
Verão como ainda tem manhas,
Em boitatás, nas campanhas,
O fogo do seu amor...
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Por que este sestro, não sei, de ter saudades de ti... Mas nunca me olvidarei da que cantando encontrei, da que cantando perdi...