terça-feira, 28 de junho de 2011

Calvin...

...e Haroldo!!!



Calvin é um pirralho de 6 anos que dedica parte integral do seu tempo para infernizar a vida de seus pais, sua vizinha, sua babá, sua professora e, não raro, de seu tigre de pelúcia. Um guri que possui as preocupações de um adulto, mas as reações de uma criança. Daí o barato. Segundo o autor, o nome Calvin veio de um teólogo chamado Calvin Jean, que viveu entre 1509 e 1564 e acreditava piamente em predestinação (várias tiras retratam Calvin discutindo predestinação com Haroldo). Ao contrário de que muitos pensam, Calvin não foi baseado nas memórias de infância do autor. Palavras do autor: "Uma das coisas mais divertidas em escrever Calvin é que geralmente não concordo com suas atitudes... Eu uso Calvin como um modo de deixar minha imaturidade fluir".

Haroldo é o tigre de pelúcia que tenta, na medida do possível, enfiar um pouco de juízo na cabeça de Calvin. Conforme o próprio Calvin, Haroldo é o melhor amigo que alguém poderia ter. O nome Hobbes (Haroldo) vem de um filósofo do século XVII chamado Hobbes Thomas. Thomas possuía uma visão obscura e pessimista da humanidade, que o tigre compartilha. Muitas coisas que fazemos e nos parecem normais, para ele são estúpidas e sem qualquer explicação lógica, como podemos ver em tiras em que Haroldo aparece questionando o tratamento que estamos dando ao planeta. Como na maioria dos animais, Haroldo possui a paciência e o bom senso, que são cada vez mais raros em muitos de nós. Haroldo foi inspirado em Sprite, uma das gatas que o autor possuía. "Sprite não apenas me forneceu as características faciais e a idéia do corpo longo do Haroldo, como também foi modelo para a sua personalidade única." diz Watterson.





Os personagens segundo Bill Waterson

CALVIN

"O nome Calvin veio de um teólogo chamado John Calvin (1509-1564) que acreditava em predestinação. A maioria das pessoas acham que "Calvin" vem do nome de uma filho meu, ou então que o personagem foi baseado nas memórias da minha própria infância. Para falar a verdade, eu não tenho filhos e, na minha infância, eu fui uma criança muito calma e obediente, praticamente o oposto de Calvin.
Uma das coisas mais divertidas em escrever sobre o Calvin é que, geralmente, eu não concordo com suas atitudes. Muitas das facetas do Calvin são, na verdade, faces de mim mesmo. Eu suspeito que grande parte de nós envelhece sem crescer, e dentro (às vezes não tão dentro) de cada adulto existe uma criança que quer que tudo aconteça de acordo com sua vontade.
Eu uso o Calvin como um modo de deixar minha maturidade fluir, como uma maneira de manter a minha curiosidade sobre o mundo natural, como uma maneira de ridicularizar as minhas próprias obsessões, e comentar sobre a natureza humana. Eu não gostaria de ter o Calvin na minha casa, mas no papel ele me ajuda a levar a vida e a entendê-la."

HAROLDO

"O nome Haroldo veio de um filósofo do século 17, Thomas Hobbes, que tinha uma visão obscura da natureza humana.
Haroldo tem a dignidade, paciência e o bom senso da maioria dos animais que conheci. Haroldo foi muito inspirado em uma gatinha cinza, a Sprite. Ela não só me forneceu as características faciais e a idéia do corpo longo de Haroldo, como foi um modelo para sua personalidade única. Ela era bem-humorada, inteligente, amistosa, e me entusiasmava o jeito que ela chegava de mansinho e me dava o bote. Sprite sugeriu a idéia de Haroldo receber Calvin na porta em pleno ar e em alta velocidade.
Como a maioria das histórias de animais, o humor vem de seu comportamento humano. Haroldo fica de pé e fala, mas eu tento preservar seu lado felino, tanto em seu comportamento físico quanto na sua atitude. Sua privacidade e tato parecem muito felinas para mim, junto com seu contido orgulho em não ser humano. Como Calvin, eu normalmente prefiro a companhia de animais a pessoas e Haroldo é minha idéia de amigo ideal.
As duas versões de Haroldo é, algumas vezes, mal entendida. Eu não penso nele como um boneco que milagrosamente ganha vida quando Calvin está por perto. Também não penso nele como um produto da imaginação de Calvin. A natureza da realidade de Haroldo não me interessa, e cada história foge desse caminho para evitar resolver a questão. Calvin vê Haroldo de uma maneira e todos os outros vêem de outra maneira. Eu mostro duas versões da realidade e cada uma faz total sentido para os participantes que as vêem. Eu acho que é assim que a vida funciona. Nenhum de nós enxerga o mundo exatamente da mesma maneira, e eu simplesmente desenho isso literalmente na tira. Haroldo está mais para a natureza subjetiva da realidade do que bichos de pelúcia ganhando vida. "

PAIS

"Eu nunca dei nomes aos pais do Calvin porque, na tirinha, eles são importantes apenas como o pai e a mãe de Calvin. O pai de Calvin foi concebido para ser um auto-retrato. Todos os meus personagens sã sempre metades minhas, mas o pai de Calvin é também uma sátira ao meu próprio pai. Todas as tirinhas em que se mostra como o "sofrimento constrói o caráter", são na verdade transcrições de frases do meu pai me explicando porque nós estávamos congelando, exaustos, famintos ou perdidos em viagens de acampamentos. Essas coisas são bem engraçadas, depois que já se passaram 25 anos.
A mãe de Calvin interpreta o papel da disciplinadora do dia a dia, um trabalho que a leva à loucura diariamente. Eu lamento que as tirinhas mostrem em sua maioria o seu lado impaciente, mas sempre que possível eu tento passar também outros aspectos da sua personalidade e alguns de seus interesses, mostrando o que ela está fazendo quando calvin chega.
Como personagens secundários, eu tentei fazer os pais de Calvin o mais realista possível, com um razoável senso de humor sobre o que é ter uma criança como Calvin dentro de casa. Eu considero que eles fazem um trabalho melhor do eu faria."

Susie

"Susie Derkins é séria e inteligente... Eu suspeito que Calvin tenha uma queda por ela, por que ele passa tentando aborrecê-la, mas Susie não se abala com isso e devolve enaltecendo a "estranheza" de Calvin. Isto apenas faz com que Calvin faça ainda mais maluquices, então eu acho que esta é uma boa dinâmica. Nenhum dos dois entende o que acontece entre eles, o que geralmente acontece na maioria dos relacionamentos."

A Professora

"Eu tenho muita simpatia pela Sra. Wormwood. As tirinhas às vezes nos dão algumas dicas de que ela está esperando para se aposentar, que ela fuma demais e que ela toma muitos remédios. Eu acho que ela realmente acredita nos valores da educação, então eu acho que eu nem preciso dizer que ela é uma pessoa infeliz."


Rosalyn

"Provavelmente a única pessoa que Calvin teme é a sua babá. Eu a coloquei em uma das tiras de domingo sem nunca ter pensado em ela ser um personagem regular, mas a intimidação de Calvin por ela me surpreendeu, então ela fez algumas aparições desde então. Rosalyn também parece intimidar os pais de Calvin se aproveitando da necessidade deles de sair de casa para conseguir adiantamentos e aumentos. A relação de Rosalyn com Calvin é única, então as histórias com a babá são cada vez mais difíceis de se escrever, mas para um personagem que entrou depois na tirinha, eu acho que ela cumpriu o seu papel."

Bill Watterson

William B. Watterson II , nascido em 5 de julho de 1958 em Washington , é o criador das histórias de Calvin & Haroldo , um garoto de seis anos e seu melhor amigo , um urso de pelúcia chamado Haroldo. Se formou no Kenyon College em Gambier , Ohio , em 1980 com grau em ciência política. Casado com melissa , moram em Hudson , Ohio.
Infelizmente Bill Watterson parou de desenhar as tiras de Calvin & Haroldo no dia 1 de Janeiro de 1996. As tiras de quadrinhos eram diárias e distribuídas em 14 países pela Universal Press Syndicate.A primeira tira foi lançada no dia 11 de Novembro de 1985 e desde então Calvin & Haroldo ganhou fama pelo mundo. Seus livros venderam mais de um milhão no primeiro ano de venda sendo que o último , Os Dez Anos De Calvin & Haroldo , alcançou a lista dos mais vendidos do New York Times.

Bill Watterson foi nomeado para ganhar o "1992 Reuben Award" pelo prêmio "Outstanding Cartoonist of the Year" pela Sociedade Nacional dos Cartunistas , e ganhou os prêmios de 1986 (mais jovem cartunista a ganhar o prêmio) e 1988.

Bill Watterson é tão bom escritor quanto desenhista. O gênio do mau comportamento que é Calvin é feito tanto de grandes diálogos quanto de um desenho personalíssimo. Ele não dá entrevistas nem posa para fotos , seu endereço e telefone são segredos bem guardados , até seus contatos profissionais são feitos pela esposa. É difícil que o autor apareça para se justificar para os órfãos de Calvin. O que se sabe é que há anos Watterson disse ser impossível continuar mantendo indefinidamente seu altíssimo padrão de qualidade num trabalho para publicação diária. Ele não tem equipe e trabalha só. Nunca aceitou vender os direitos da história para camisetas , bonecos e desenhos de tv.











Depoimentos do autor


"Eu não penso nos quadrinhos como apenas entretenimento. É um privilegio raro ser capaz de falar para milhões de pessoas num dado dia, então , fico ansioso por dizer algo significativo quando posso. Sempre há pressão para escrever alguma piadinha rápida que vai me ganhar mais 24 horas de folga com os prazos, mas nada me deprime tanto quanto pensar que eu me tornei uma fabrica de piadas para encher espaço de jornal.Sempre que possível, eu uso a tira para falar das coisas que são importantes para mim."
"Eu acho que os melhores quadrinho (como os melhores romances, pinturas e etc) são trabalhos pessoais e idiossincráticos, que refletem uma sensibilidade única e honesta. Para atrair e manter uma audiência, a arte deve entreter, mas o significado de qualquer arte repousa em sua habilidade de exprimir verdades - para revelar e nos ajudar a entender nosso mundo. As tiras de quadrinho, à sua própria maneira humilde, são capazes de fazer isso."
"os melhores quadrinhos expõem a natureza humana e nos ajudam a rir da nossa própria estupidez e hipocrisia.Eles se permitem exagero e absurdos, ajudando-nos a ver com outros olhos o mundo e recordando-nos de como é importante brincar e ser ridículo. Quadrinhos retratam os eventos comuns e mundanos da nossa vida e nos ajudam a lembrar da importância de pequenos momentos. Astutamente, eles eles ressumem os nossos pensamentos e expressões não exprimidos. Às vezes, eles mostram o mundo da perspectiva de crianças e animais, encorajando-nos a ser inocentes por um momento. Os melhores quadrinhos, isso quer dizer, são espelhos de casa maluca, que distorcem aparências apenas para nos ajudar a reconhecer e rir das nossas características essenciais."
"A surpresa é a essência do humor e nada é mais surpreendente do que a verdade. Quando os quadrinhos cavam alem das piadas loquazes, sentimentalismo barato e historias arrumadelas para experiência mais profundas e verdadeiras, eles podem realmente tocar as pessoas e ligar a nós todos. Por mais frustrado que eu esteja com a maneira que este negocio funciona, eu continuo a acreditar que os quadrinhos são um a forma de arte capaz de qualquer nível de beleza, inteligente e sofisticação."
"Eu escrevi mais de 3000 tiras de Calvin e Haroldo até agora, e na extensão que atira reflete os meus interesses, valores e pensamentos, meus quadrinhos são uma espécie de auto-retrato.Quanto mais eu trabalhei, mais eu usei a tira para explorar questões pessoais. Quando eu apareço com uma idéia que me surpreende, fico feliz em oferecê-la a qualquer um que compartilhe com meus interesses. Fico lisonjeado quando as respondem ao meu trabalho, mas não me sinto ao devedor de explicações às exigência publicas. Tentar agradar as pessoas encoraja o calculo e a tira é valiosa para mim, apenas enquanto for honesta e sincera."


"Não é difícil escrever piadas - bons personagens sempre terão algo divertido a dizer a respeito da sua situação - mas é muito difícil manter o mundo da tira energizado e expansivo ano apos ano. No começo de uma tira, praticamente todo capitulo explora novo território, mas é assustadora a rapidez com que as historias e situações se tornem previsíveis. A inovação engraçada de hoje é a formula rançosa de amanha.
"Minhas primeiras tiras parecem grosseiras e forcadas para mim agora, mas os personagens ainda estavam se apresentando a mim. Os primeiros 2 anos foram esforços exploratórios pra criar um mundo interessante e personagens redondos. Eu comecei a escrever historias mais longas, quando vi como acrescentavam dimensão às personalidades e relacionamento entre os personagens. Ultimamente, eu tive problemas em escrever narrativas extensas que me satisfaçam e tenho feito menos delas. Em vez disso meu entusiasmo se afastou para as possibilidades visuais da tira maior de domingo. Ao longo dos anos, Calvin e Haroldo mudou de direção, mas eu não controlo para onde ela vai. Quando tudo esta funcionando, eu fico mais surpreso pelo destino da tira do que qualquer um."
"O truque em escrever uma tira de quadrinhos é cultivar uma atitude brincalhona mental - uma curiosidade natural e interesse por aprender. Se eu mantiver meus olhos abertos e seguir os meus interesses, cedo ou tarde o esforço rendera questões, pensamentos e idéias - caminhos inesperados para novo território. Como Calvin, eu apenas saio no jardim em busca de esquisitice e com a atitude certa, eu faço descobertas."
"Colocar-me na cabeça de um garoto fictício, de seis anos e um tigre, me encoraja a ser mais alerta e inquiridor do que eu seria normalmente. Às vezes, eu me ressinto da pressão para explorar cada momento que passo acordado para idéias de tiras, mas no seus melhores momentos, a tira me faz examinar eventos e viver mais pensativamente. Eu adoro a solidão deste trabalho e a oportunidade de trabalhar com idéias que me interessam. Esta é a maior recompensa dos quadrinhos para mim."
"Eu sempre adorei quadrinhos. Com Calvin e Haroldo, eu tentei devolver um pouco da diversão, magia e beleza que desfrutei em outros quadrinhos. Foi imensamente satisfatório desenhar Calvin e Haroldo e eu sempre serei grato em ter tido a oportunidade de trabalhar nesta maravilhosa forma de arte."

"BILL WATTERSON"


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"Nós estamos tão atarefados olhando com que está a nossa frente, que não temos tempo de aproveitar onde nós estamos."
Calvin e Haroldo

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